15 filmes inesquecíveis de partir o coração

Quem nunca se apaixonou por um filme, mesmo com um final nem tão feliz assim? Essa é a proposta dessa lista, relembrar filmes extraordinários, mas de partir o coração. Então pode preparar o lenço, pois a lista a seguir é capaz de fazer você se desmanchar em lágrimas, e se emocionar com suas histórias de (des)amor.

“Somente o amor salvará o mundo. Porque eu teria vergonha de amar?”

Azul é a Cor Mais Quente (La vie d’Adèle, 2014) de Abdellatif Kechiche | Sinopse: Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.

“O passado é só uma história que contamos a nós mesmos.”

Ela (Her, 2013) de Spike Jonze | Sinopse: Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Refém da Paixão (Labor Day, 2013) de Jason Reitman | Sinopse: estamos nos anos 80,  numa pequena cidade interiorana dos EUA. Henry (Gattlin Griffith), tem 13 anos e poucos amigos. Sua única companhia é sua mãe, Adele (Kate Winslet), divorciada há muito tempo. Tudo muda no final de semana do Dia do Trabalho/Labor Day, quando Frank (Josh Brolin), um homem misterioso e ferido, pede ajuda e nos próximos cinco dias, Henry e Adele terão a vida modifica por esse estranho.

“Essa é a história do garoto que conhece a garota. Mas você deve saber, que não é uma história de amor.”

(500) Dias com Ela ((500) Days of Summer, 2009) de Marc Webb | Sinopse: Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.

“Eu queria saber como te esquecer/Eu queria era conseguir deixar você.”

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005) de Ang Lee | Sinopse: Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, contratados para cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

Amor (Amour, 2012) de Michael Haneke | Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

“Felizes são os esquecidos, pois eles tiram o melhor proveito dos seus equívocos.”

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004) de Michel Gondry | Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental.

“Porque em cada pedaço de mim, haverá um pedaço de você.”

Diário de uma Paixão (The Notebook, 2004) de Nick Cassavetes | Sinopse: Numa clínica geriátrica, Duke (James Garner), um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (Gena Rowlands) – com um quadro mais grave – a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões.

Namorados Para Sempre (Blue Valentine, 2010) de Derek Ciafrance | Sinopse: Casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são jovens da classe trabalhadora que passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Ele trabalha como pintor, enquanto que ela é enfermeira de uma clínica médica. Seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro.

“Gosto de sentir seus olhos em mim quando desvio o olhar.”

Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995) de Richard Linklater | Sinopse: Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

“Parece que tudo o que fiz na minha vida foi para chegar até você.”

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995) de Clint Eastwood | Sinopse: Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

Alta Fidelidade (High Fidelity, 2000) de  | Sinopse: Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música beira da falência, pois apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que se torne uma pessoa mais madura.

“Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes. Lo. Li. Ta.”

Lolita (1997) de Adrian Lyne | Sinopse: Em 1947, um professor inglês de meia-idade (Jeremy Irons) vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra. Lá aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Grifith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha dela (Dominique Swain), uma adolescente de 12 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem, se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de desejo. Lolita, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade.

A Escolha de Sofia (Sophie´s Choice, 1982) de Alan J. Pakula | Sinopse: Ambientado no Brooklyn de 1947, logo após a II guerra mundial, o drama romântico foca em Sophie Zawistowska (Meryl Streep), uma imigrante polonesa que havia sobrevivido a um campo de concentração nazista e tem de conviver com o seu amante dominador (Kevin Kline). A história se desdobra através das observações de um amigo aspirante a escritor, Stingo, (Peter MacNicol), e conforme o trio vai se aproximando um do outro, Stingo descobre as verdades escondidas sobre as quais eles estão encobrindo, resultando numa narrativa envolvente e emocionante.

Verão de 42 (Summer Of 42′, 1971) de Robert Mulligan | Sinopse: Aos 15 anos de idade, Hermie (Gary Grimes) vai passar as férias na praia. Durante esta viagem, ele procura respostas para suas dúvidas sobre a vida, a guerra, o amor e o sexo. Com a cabeça repleta de interrogações e sonhos, Hermie conhece uma mulher mais velha (Jennifer O’Neill) e fica apaixonado. Começa assim, uma intensa relação onde Hermie busca aprofundar seu conhecimento sobre o mundo. E ela, por sua vez, busca no jovem adolescente, o amor ausente de seu marido que partiu para a Guerra.