“A Sombra do Pai” ganha data de estreia

Confirmado! “A SOMBRA DO PAI”, escrito e dirigido por Gabriela Amaral Almeida (a mesma de O Animal Cordial), chega aos cinemas brasileiros, em circuito comercial, dia 2 de maio, com distribbuição da Pandora Filmes. O longa teve estreia mundial no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde levou três prêmios (Melhor atriz coadjuvante-Luciana Paes; Montagem e Som), e foi selecionado para o Festival de Cinema de Tóquio de 2018.

Gabriela trabalha neste roteiro, que seria seu primeiro filme, há anos. “ ‘A SOMBRA DO PAI’ caminhou lado a lado às minhas descobertas como artista. Acompanhou meus curtas e os roteiros que escrevi para outros diretores. É um texto que reflete este caminho, de forma intuitiva, e que está muito próximo de minha autodescoberta como escritora e diretora. É um filme especial e bastante íntimo”, explica a cineasta.

Protagonizado por Julio Machado (Joaquim) e Nina Medeiros (As Boas Maneiras), “A SOMBRA DO PAI” conta a história de Dalva, uma menina de nove anos às voltas com o silêncio do pai, o pedreiro Jorge (Machado), que fica mais triste após perder o melhor amigo em um acidente. A irmã de Jorge, Cristina (Luciana Paes, de O Animal Cordial), administrava a vida de pai e filha desde a morte da mãe da menina, há três anos. Quando Cristina deixa a casa do irmão para se casar, Jorge e Dalva precisam enfrentar a distância que os separa.

Fã de filmes de terror, Dalva acredita ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer a mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna cada vez mais ausente – e eventualmente perigoso –, resta a Dalva a esperança de que sim, sua mãe há de voltar.

A diretora comenta a representatividade do personagem de Machado: “O personagem Jorge é o lixo tóxico de um sociedade hiper-capitalista e cruel. Ele é vítima e algoz de quem lhe é imediatamente mais fraco – no caso, a filha. É também o subproduto de nossa sociedade patriarcal. O arquétipo do homem forte, viril, apolíneo – mas que, por dentro, está desmoronando pelo simples fato de não saber amar, cuidar, chorar, pedir ajuda, ou seja, por não saber fazer absolutamente nada que o coloque numa suposta condição de ‘fragilidade’. O monte de músculos e força que ele aparenta ser contrasta com a pilha de medos, angústias e incertezas que ele realmente é”.

A SOMBRA DO PAI” aborda as consequências da inversão de papéis entre um pai e uma filha, que enfrentam uma situação de exceção, por meio de uma narração realista, com toques de horror e fantasia, marcas registradas da diretora.  A fantasia permeia todos os trabalhos de Gabriela, que a utiliza como “materialização dos dramas internos dos personagens”. Para ela, este é “um signo do que os personagens sentem e, na maior parte das vezes, não conseguem expressar – eles sequer são conscientes desses dramas. O monstro surge porque nos recusamos a enfrentá-lo quando ele ainda é uma larva. Ele cresce e se torna maior que nossa própria consciência. É este o mecanismo que me interessa na construção do fantástico, do horror, do terror e derivados”.

O filme de Gabriela Amaral Almeida foi selecionado para os laboratórios de Roteiro, Direção e Música e Desenho de Som do Sundance Institute, e contou com a assessoria de Quentin Tarantino (“Pulp Fiction”), Marjane Satrapi (“Persépolis”), Robert Redford (“Butch Cassidy and the Sundance Kid”), dentre outros. “A SOMBRA DO PAI” é uma produção da Acere, em coprodução com a RT Features e tem distribuição no Brasil da Pandora Filmes.

FICHA TÉCNICA

A SOMBRA DO PAI (Idem, Brasil, 2018) | Direção, roteiro e argumento: Gabriela Amaral Almeida | Elenco: Júlio Machado, Nina Medeiros, Luciana Paes | Produção: Acere | Coprodução: RT Features | Produção: Rodrigo Sarti Werthein, Rune Tavares e Rodrigo Teixeira | Produção Executiva: Rodrigo Sarti Werthein e Rune Tavares | Direção de Fotografia: Bárbara Álvarez | Direção de Arte: Valdy Lopes Jn. | Montador: Karen Akerman | Trilha Sonora: Rafael Cavalcanti | Gênero: Drama/Fantasia/Horror | Classificação indicativa: 16 anos | Distribuição: Pandora Filmes | Estreia nacional: 2 de maio (somente nos cinemas).