Desistir jamais! 15 filmes motivacionais para alcançar seus objetivos

Se o que você precisa para atingir seus objetivos é de uma motivação, a lista abaixo traz filmes que farão você pensar 15 vezes antes de desistir. E de motivação, o criador da lista é especialista.

Coach Saúde e um dos criadores do método MMA de emagrecimento permanente da Emagrecis (em Fortakeza-CE), o Dr. Renato Cunha é Master Coach Health & Wellness, Life, Business and Executive Golden Belt pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, com Certificado Internacional pela Florida Cristian University em SOAR.

Agora, basta respirar fundo, apertar o play e se motivar.

Perdido em Marte (The Martian, 2015)o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Seu planejamento, inteligência emocional e persistência são suas únicas armas para tentar sobreviver. Clique aqui para ler a crítica completa.

Whiplash – Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014): o solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental. Clique aqui para ler a crítica completa.

127 Horas (127 Hours, 2010): Em maio de 2003, Aron Ralston (James Franco) fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos, quando acabou ficando com seu braço preso em uma fenda. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas) foi marcada por memórias e momentos de muita tensão, mas mostra que ele nunca desistiu do mais importante, de viver. Baseado em uma história real (clique aqui para ler a crítica completa).

Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2007): essa é uma história emocionante: a da professora  Erin Gruwell (Hilary Swank) que enfrenta diversas barreiras para atingir o objetivo de ensinar os estudantes a superarem diferenças e buscarem seus sonhos. A personagem, apesar dos muitos problemas, não desiste de nenhum dos seus estudantes criando um elo muito forte com aqueles alunos.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006): Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Baseado em uma história real.

De Porta em Porta (Door to Door, 2002): apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. É 1955, e Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. E a partir daí, a sua vida mudou para sempre. Baseado em uma história real.

Náufrago (Cast Away, 2000): inspetor da FedEx, multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, Chuck Noland (Tom Hanks)  tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.

Homens de Honra (Men of Honor, 2000): Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) é um jovem do Kentuchy que ajuda a sustentar sua família com o trabalho no campo. Tendo a oportunidade de alistar-se na marinha, o jovem não hesita, porém encontra uma realidade bem diferente do que aquela prometida. Negros trabalham em sua grande maioria na cozinha, não desempenhando funções diretamente ligadas ao quadro naval. Após arriscadas atitudes, Brashear terá de provar o seu valor ao experiente mergulhador Billy Sunday (Robert De Niro), um oficial que carrega duras mágoas de seu último mergulho.

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich, 2000): Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de U$ 333 milhões.

O Céu de Outubro (October Sky, 1999): no final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Motivado pela possibilidade de realizar um sonho, logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora (Laura Dern), dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

Billy Elliot (1999): Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que persistir em enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Patch Adams – O Amor É Contagioso (Patch Adams, 1998): após tentar se suicidar em 1969, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Do seu problema surge a motivação, e deste modo, sai da instituição para entrar na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994): em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins) é um jovem banqueiro que tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine para cumprir pena perpétua. Lá, Warden Norton (Bob Gunton) é um corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição, que o faz mudar seu conceito de liberdade, e o coloca em foco na busca incessante de conseguir viver em dentro ou fora da cadeia.

Campo dos Sonhos (Field of Dreams, 1989): apaixonado por baseball, Ray Kinsella (Kevin Costner) é um fazendeiro que ouve a seguinte frase: “se você construir, ele virá”. No início Ray achou que era apenas sua imaginação, pois sua mulher, Annie (Amy Madigan), não ouviu nada e a filha deles, Karin (Gaby Hoffman), também nada escutou. Ray tem algumas visões e entende que deverá construir um campo de baseball, o que fará com que “Shoeless” Joe Jackson (Ray Liotta) volte a jogar. Acontece que Joe não jogava há mais de 50 anos, pois em 1920, juntamente com outros 7 jogadores, foi acusado de entregar o campeonato e impedido de jogar para sempre. Joe nem estava vivo e, mesmo sabendo que construir um campo de baseball iria afetar sua plantação de milho e o deixaria em uma delicada posição financeira, Ray resolve acatar o pedido da voz. O que estava para vir era algo que Ray e sua família não poderiam imaginar. Clique aqui para ler mais.

A Felicidade não se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946): Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele, que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks, dando uma lição de como é importante nunca desistir de seus sonhos, mesmo que seja através da felicidade dos outros.