É grátis! Cineclube da Aliança Francesa Fortaleza exibe filme premiado

Celebrando 5o anos dos eventos de “Maio de 68” na França, a Aliança Francesa Fortaleza segue com uma programação rica, e que dialoga com os movimentos culturais francófanos. Depois da Exposição no Maloca Dragão (clique aqui para saber mais), a casa do curso de línguas de maior referência no país vai exibir um documentário premiado que dialoga com o espírito grevista vivido pelos franceses em maio de 68. E de graça para quem quiser assistir.

Na próxima quinta-feira (3 de maio), a partir das 18h30, a Aliança Francesa Aldeota exibirá “Vamos todos para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica” (Tous au Larzac, França, 2011) de Christian Rouaud. O filme ganhou o César de melhor documentário da França e o Étoiles d’Or, France, em 2012.

O filme se passa em 1971, quando o ministro da Defesa Michel Debré, declara que o campo militar do Larzac deve ser expandido. Radical, a cólera se espalha como um incêndio, os camponeses se mobilizam e fazem um juramento: jamais ceder suas terras. Tem início a disputa, que durará dez anos. Marizette, Christiane, Pierre, Léon e José são alguns dos atores de uma incrível luta: camponeses do Larzac em defesa de suas terras contra o Estado francês. E o encontro diário com o exercito e as forças policiais os farão usar de muita imaginação para que possam ser ouvidos.

Serviço:

Cineclube Aliança Francesa Fortaleza

Exibição do filme: Vamos todos para Larzac – O Nascimento da Luta Ecológica (Tous au Larzac, França, 2011)

Grátis | Às 18h30

Aliança Francesa Aldeota – Rua Catão Mamede, 900

Informações: (85) 3244.3760 | (85) 3244.7056 | Whatsapp : (85) 98163.6250