Red – Aposentados e Perigosos (Red, 2010)

Red - Aposentados e Perigosos (FOTO: Paris Filmes)
Red – Aposentados e Perigosos (FOTO: Paris Filmes)

Red – Aposentados e Perigosos (Red, 2010) de Robert Schwentke

O filme: Bruce Willis é um ex-agente, caçado pela própria CIA que o criou. Em sua fuga pelo país, contacta outros agentes para descobrir o que está acontecendo por trás dessa caçada. No caminho se associa com outros três agentes do passado (John Malkovich, Morgan Freeman e Helen Mirren).

Porque assistir: Bruce Willis (o eterno John McClane, da cinessérie Duro de Matar) em mais um tipo de voz mansa, saídas rápidas e muita graça. John Malkovich é o louco de plantão que adora matar meio mundo, com caras e caretas hilárias. Morgan Freeman (de Truque de Mestre) traz a experiência e meia para a ação em mais um desfile de categoria. Mary Louise Parker vive as vidas dos livros de aventura que lê, num papel docemente engraçada.

O aparente vilão (Karl Urban, em boa performance, infatigável, apesar dos sucessivos fracassos) não é mal, apenas segue ordens, tem família, quer manter o emprego. Muito bem colocado. O russo Ivan Simanov (de Brian Cox) é uma graça. Um maluco apaixonado. Não apenas pela ação, mas por uma agente americana. E nas pontas de luxo o veteraníssimo Ernest Borgnine, que controla os arquivos da CIA, e Richard Dreyfuss como um burocrata do mal.

Melhores momentos: já imaginou a lady Helen Mirren (da cinebio Hitchcock) detonando meio mundo de marmanjos com uma metralhadora gigante? Aqui tem.

Sua ação é exagerada e proposital (a bala Vs. bazuca é o ápice), que lembra até desenho animado, mas na verdade é HQ pura, com intensos movimentos de câmera.

Diálogos irônicos funcionam muito bem aos distribuir piadas com o tempo perfeito, no meio de tanta bala e correria, enquanto a trilha pontua comédia, mas depois pulsa com a ação.

Helen Mirren em Red - Aposentados e Perigosos (FOTO: Paris Filmes)
Helen Mirren em Red – Aposentados e Perigosos (FOTO: Paris Filmes)

Pontos fracos: Cynthia (Rebecca Pidgeon), como a toda poderosa por trás da maldade, vai de mal a pior. Péssima atuação, personagem fraca, apagadinha.

Na prateleira da sua casa: adaptação de uma Graphic Novel da DC Comics (de Warren Ellis e Cully Hamner) é uma comédia de ação de primeira, ágil, divertida e com um elenco espetacular. Red: Retirement Extremly Dangerous, ou Aposentados Extremamente Perigosos.

Suas boas passagens, com a mudança de ação para vários locais (New Orleans; Kansas City; New York; Chinatown; Florida; Virgínia; Maryland; Chicago), dá ainda mais ritmo à trama intensamente movimentada. Mais que uma mera obra de ação cômica, Red – indicado ao Globo de Ouro de melhor filme (comédia ou musical) é um divertimento de primeira.

Termo vetor - segunda versão - DEITADA - 8