Uma das maiores bilheterias do cinema sul-coreano entra em cartaz no dia 12

Distribuído pela Contents 360 Audiovisual e baseado em fatos reais, O Advogado, uma das maiores bilheterias do cinema sul-coreano, entra em cartaz no dia 12 de outubro em São Paulo. O drama que levou mais de 11 milhões de espectadores aos cinemas da Coreia do Sul (8º filme mais visto de todos os tempos no país), conta a história de um esnobado advogado tributarista (Song) que resolve defender seu conhecido estudante, após ele ser aprisionado pelo regime militar. O tribunal torna-se um ponto de reviravolta na vida do advogado e ele decide liderar pelo movimento de democratização do país.

História Verídica

O Advogado foi inspirado no verídico caso “Burim Case” de 1981, quando durante o regime militar do autoritário Chun Doo-hwan, 22 estudantes, professores e trabalhadores foram presos sendo um grupo de leitores de livros, com a alegação de serem simpatizantes de Norte Coreanos. Roh Moo-hyun, então o advogado tributarista de Busan, formou um grupo de advogados aliados dele (incluindo Moon Jae-in e Kim Kwang-il) para defender os inocentes contra o regime militar do governo. Após este caso, Roh tornou-se um advogado defensor de direitos humanos, nos anos de 1980. Em seguida ele entrou na política e tornou-se o 9º presidente da Coreia do Sul.

Roh Moo-hyun

Roh Moo-Hyun nasceu no 01 de setembro, de 1946, numa família pobre e precisou estudar bastante para passar no 17º exame de ordem de advogados. Trabalhou 1 ano como Juiz de regional Dae-Jun e depois abriu escritório de advocacia na cidade natal de Busan, como defensor de Direitos Humanos. Candidatou-se como deputado em 1988 e se elegeu como 13º. Congressista. Destacou-se como protagonista com explanações inteligentes e falas relevantes, durante a CPI da Democracia Kwang-Ju e foi admirado pelo povo naquela época.

O Advogado (Byeon-ho-in/The Attorney, Coreia do Sul, 2013) | Direção: Woo-seok Yang | Com: Song Kang-Ho, Kim Young-Ae, Oh Dal-Su, Kwak Do-Won, Siwan | Gênero: Drama | 127 minutos.

Sinopse: O esnobado advogado Song (Kang-ho Song) não tem clientes, nem conexões e nem colegas de faculdade… Mas tem olho para os negócios e apetite para ganhar dinheiro. Ele se torna um dos mais bem sucedidos advogados tributaristas da cidade. Porém, justamente no momento de sucesso, um adolescente que foi acusado de um crime falsário é torturado e violentado, enquanto aguarda na prisão. Traumatizado com essas condições desumanas, Song troca o curso da sua vida e assume este caso que ninguém queria.