
“O Agente Secreto” (2025) foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, estando pato para concorrer à indicação na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão foi anunciada pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), responsável por indicar a produção nacional que tentará uma vaga na maior premiação do cinema mundial, nesta segunda-feira (15).
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o mesmo de Aquarius (2016), Bacurau (2019) e Retratos Fantasmas (2023), o longa retrata a trajetória de um jovem recrutado pela ditadura militar brasileira como informante e espião, costurando questões históricas e políticas com elementos de suspense.
Estrelado por nomes como Wagner Moura, Alice Carvalho, Tânia Maria e Carlos Francisco, o filme contou com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), mecanismo gerido pelo Ministério da Cultura e pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), responsável por impulsionar o setor audiovisual brasileiro com financiamentos públicos.
Em campanha desde maio, quando esteve na disputa da Palma de Ouro no 78º Festival de Cannes, vencendo os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho), Ator (Wagner Moura), e o Prêmio da Crítica, e se torna agora o principal representante do cinema brasileiro em 2026.















 
	    	 
		    
 
    






