• Último
  • Trending
  • Todos
“Rogue One” X “Passageiros”: o que queremos dos nossos blockbusters?

“Rogue One” X “Passageiros”: o que queremos dos nossos blockbusters?

10 de janeiro de 2017
Ranking da franquia “Missão: Impossível” (1996~2025)

Ranking da franquia “Missão: Impossível” (1996~2025)

25 de maio de 2025
“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

14 de maio de 2025
Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

12 de maio de 2025
Conheça o Júri do 78º Festival de Cannes

Conheça o Júri do 78º Festival de Cannes

28 de abril de 2025
Diego Luna exalta a parceria com Tony Gilroy e fala sobre tom de revolução na segunda temporada de “Star Wars: Andor”

Diego Luna exalta a parceria com Tony Gilroy e fala sobre tom de revolução na segunda temporada de “Star Wars: Andor”

25 de abril de 2025
História de Superman é recontada em tom épico em “Homem de Aço” (2013)

História de Superman é recontada em tom épico em “Homem de Aço” (2013)

15 de abril de 2025
Obra nacional da Boca do Lixo, “Nova Onda” reestreia nos cinemas em cópia restaurada em 4K

Obra nacional da Boca do Lixo, “Nova Onda” reestreia nos cinemas em cópia restaurada em 4K

27 de março de 2025
“O Melhor Amigo” é uma divertida e vibrante comédia romântica musical

“O Melhor Amigo” é uma divertida e vibrante comédia romântica musical

11 de março de 2025
Brasil vence o Oscar de Filme Internacional por “Ainda Estou Aqui” em noite que consagra “Anora”

Brasil vence o Oscar de Filme Internacional por “Ainda Estou Aqui” em noite que consagra “Anora”

3 de março de 2025
A importância do Seguro Cinematográfico para produções audiovisuais

A importância do Seguro Cinematográfico para produções audiovisuais

28 de fevereiro de 2025
UCI Day Oscar: rede faz maratonas com filmes indicados com preços promocionais

UCI Day Oscar: rede faz maratonas com filmes indicados com preços promocionais

25 de fevereiro de 2025
Steven Soderbergh reconfigura o horror com “Presença”

Steven Soderbergh reconfigura o horror com “Presença”

18 de fevereiro de 2025
domingo, junho 15, 2025
Clube Cinema
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Clube Cinema
Home Perspectiva | Festivais
“Rogue One” X “Passageiros”: o que queremos dos nossos blockbusters?

“Rogue One” X “Passageiros”: o que queremos dos nossos blockbusters?

por George Pedrosa
10 de janeiro de 2017
em Perspectiva | Festivais
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por várias décadas, havia um entendimento de que o grande público era atraído em massa ao cinema pela promessa de uma experiência única. Era a fórmula aperfeiçoada por Steven Spielberg e George Lucas após o declínio do cinema autoral norte-americano no final dos anos 70, quando o marketing em torno dos filmes era dedicado a provar às audiências que, ao entrar naquela sala escura, elas seriam transportadas para uma situação extraordinária.

Na era do high concept, a atração de um filme era medida pela capacidade de sintetizar sua premissa em uma única frase de impacto: um tubarão aterrorizando uma pequena cidade costeira (Tubarão, 1975); uma nave de operários encontrando o ovo de um predador alienígena (Alien, O Oitavo Passageiro, 1979); um garoto que acorda na pele de um adulto (Quero Ser Grande, 1988).

Sutilezas narrativas e desenvolvimento de personagens eram, por vezes, deixadas de lado em favor do espetáculo, encontrando um lar mais confortável no cinema independente e no circuito arthouse. Mas o motor hollywoodiano ainda era movido pela necessidade de intrigar. Talvez mais importante, como os próprios estúdios ainda não haviam descoberto uma fórmula totalmente sólida para o sucesso – dependendo de artistas visionários e de suas ideias – ainda havia espaço para que visões autorais conseguissem ser negociadas, atravessando o sistema de produção até chegar sob alguma forma às telas.

Em cartaz nos cinemas, Passageiros (Passengers, 2016 – clique para ler a crítica completa) passou quase 10 anos na “Lista Negra” de Hollywood, uma listagem anual dos roteiros mais atraentes que ainda não foram produzidos. O filme tem dois dos atores mais famosos atualmente e um conceito que parece saído diretamente daquela era de filmes-evento: um casal de estranhos em hibernação numa nave espacial destinada a um novo planeta acorda 90 anos mais cedo do que o planejado.

Com uma bilheteria abaixo das expectativas e uma recepção dura – apenas 31% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes – Passageiros já pode ser considerado um fracasso para a Columbia Pictures.

Por contraste, Rogue One: Uma História Star Wars (Rogue One: A Star Wars Story, 2016 – clique para ler a crítica completa) conquistou uma das 10 maiores bilheterias de 2016 (e segue subindo no início de 2017) e 85% de aprovação no mesmo site. É, ao contrário de Passageiros, uma história derivada de uma franquia pré-estabelecida, que funciona como uma ponte entre as pré-continuações e a trilogia clássica de Star Wars.

Boa parte da negatividade em torno da trama de Passageiros (alerta de spoiler) se deve a uma decisão no primeiro ato que foi escondida por sua campanha de divulgação. Tendo passado mais de um ano sozinho e sem esperanças de conseguir voltar a hibernar, acometido por uma depressão insuportável, o mecânico Jim Preston (Chris Pratt) decide acordar uma das passageiras, a escritora Aurora Lane (Jennifer Lawrence), por quem ele se apaixonou ao ler seus livros e assistir suas entrevistas na biblioteca virtual da nave.

É uma decisão moralmente repreensível: ao acordar Aurora para acabar com sua própria solidão, Jim essencialmente a condena a morrer junto com ele na espaçonave. Pior, ao não contar-lhe a verdade e fingir que tudo foi um acidente, o mecânico acaba manipulando-a a se apaixonar por ele.

Ao contrário das reações exageradas que andei lendo, acredito que o filme reconhece o lamaçal ético no centro de sua premissa. Jim se sente em conflito profundo com suas ações, compreendendo que vai destruir outra vida por uma motivação egoísta, embora humanamente irresistível. A decisão é descrita como “assassinato” em certo ponto. Algumas críticas se referem ao filme como uma ode à Síndrome de Estocolmo, sugerindo que Jim cometeu uma espécie de sequestro.

Mas não é sequestro. Nem assassinato. É uma situação completamente nova que só é permitida pela ambientação futurista do filme, um crime sem nome que traz uma série de questões morais a serem debatidas. O que é precisamente o que a boa ficção científica vem fazendo há um bom tempo: levantando discussões instigantes a partir de cenários especulativos.

Por outro lado, o que, exatamente, Rogue One traz para a mesa? A Disney juntou um diretor promissor e atores talentosos com a promessa de um Star Wars diferente, que exploraria outro lado de seu universo fictício em uma história autocontida com novos personagens. Mas no fim das contas, Rogue One é apenas mais do mesmo: ainda que sem o letreiro inicial e as transições tradicionais da franquia, o filme segue toda a estrutura dos Star Wars clássicos, da formação de seu grupo improvisado de heróis rebeldes até a épica batalha final envolvendo combatentes na terra e no ar. O que poderia ter sido um heist movie no espaço acabou como o episódio 3.5 da saga, com personagens e interações tão superficiais que mesmo um final trágico se mostrou incapaz de gerar alguma reação emocional.

Mas, no geral, Rogue One não é um filme ruim, e é isso que importa. Há algum tempo, a sensação de experimentar um evento no cinema foi substituída por outra necessidade: familiaridade. Sequências costumavam ser vistas com maus olhos – quem pagaria para ver a mesma história duas vezes? Hoje elas são o motor da indústria, estimuladas por um sentimento geral de nostalgia e retorno aos prazeres da infância.

Hollywood vive uma era de pós-escassez de propriedades intelectuais, com décadas de universos fictícios e franquias prontas para serem repaginadas ad infinitum. Isso deslocou o equilíbrio entre controle artístico e comercial a favor dos estúdios, que precisam de grandes nomes mais por seu prestígio e técnica do que por suas ideias e conceitos. E com as adaptações da Marvel e continuações de Star Wars, a Disney aperfeiçoou a arte de transformar o familiar em assistível.

Com algumas exceções ocasionais (Gravidade, os filmes de Christopher Nolan), a era de filmes-evento hollywoodianos parecer ter dado lugar aos reboots. O que não é de todo ruim. Outros países têm ocupado esse nicho e atraído atenção internacional para seus talentos, e a Coreia do Sul em particular tem produzido nos últimos anos uma série de grandes blockbusters conceituais de médio orçamento.

Ainda assim, a disparidade na recepção de Passageiros e Rogue One é curiosa. O primeiro não chega a ser um grande filme: seu terceiro ato joga fora toda a complexidade de seu dilema central, evitando um caminho mais naturalmente sombrio em favor de uma reviravolta que artificialmente absolve seu protagonista de suas ações. Essa história deveria ser uma tragédia, não um romance. E nesse ponto consigo entender as críticas ao filme.

Mas ainda prefiro Passageiros e sua tentativa de fazer algo diferente do que o poço de familiaridade de Rogue One. Melhor alçar grandes voos e queimar a caminho do trajeto final do que manter uma mesma distância inofensiva do solo – se não na vida real, ao menos na arte.

Talvez precisemos de um pouco mais de intolerância com o passável e o seguro, e um pouco mais de boa vontade com o arriscado. Especialmente em um ambiente estéril como o dos blockbusters hollywoodianos, parafraseando Anton Ego em Ratatouille (2007), “o novo precisa de amigos”. Não é essa a maior função da crítica?

Tags: blockbustersDisneyPassageirosPassengersRogue OneRogue One: A Star Wars StoryRogue One: Uma História Star Warsrotten tomatoesStar Wars
Post Anterior

Remake do clássico de 1959, novo "Ben-Hur" acelera em alta definição

Próximo Post

Associação Cearense de Críticos de Cinema anuncia os melhores filmes de 2016

George Pedrosa

George Pedrosa

Próximo Post
Associação Cearense de Críticos de Cinema anuncia os melhores filmes de 2016

Associação Cearense de Críticos de Cinema anuncia os melhores filmes de 2016

Assista ao filme “Eu Fico Loko” ao lado do youtuber mais ‘lokão’ do Brasil

Assista ao filme "Eu Fico Loko" ao lado do youtuber mais 'lokão' do Brasil

Entrevista: Vida [Alves] dedicada à Televisão Brasileira

Entrevista: Vida [Alves] dedicada à Televisão Brasileira

  •      A reuni  o t  o esperada est   mais pr  xima do que nunca  HBO Max divulga novo trailer e p  ster de FRIENDS  THE REUNION     O especial estar   dispon  vel no Brasil  Am  rica Latina e Caribe - exclusivamente na HBO Max - no lan  amento da plataforma  em junho    Ap  s anos de in  meros pedidos de f  s do mundo todo  as estrelas da s  rie Jennifer Aniston  Courteney Cox  Lisa Kudrow  Matt LeBlanc  Matthew Perry e David Schwimmer voltam ao Stage 24  cen  rio original da ic  nica com  dia nos est  dio Warner Bros   para uma celebra    o inesquec  vel    FRIENDS  THE REUNION trar   diversos convidados especiais como David Beckham  Justin Bieber  BTS  James Corden  Cindy Crawford  Cara Delevinge  Lady Gaga  Elliott Gould  Kit Harington  Larry Hankin  Mindy Kaling  Thomas Lennon  Christina Pickles  Tom Selleck  James Michael Tyler  Maggie Wheeler  Reese Witherspoon e Malala Yousafzai    Todos os epis  dios e temporadas completas de FRIENDS tamb  m estar  o dispon  veis na HBO Max no seu lan  amento  no pr  ximo m  s    Ben Winston dirigiu o especial junto com os produtores executivos de  Friends  Kevin Bright  Marta Kauffman e David Crane  O especial    da Warner Bros  Unscripted Television em associa    o com Warner Horizon  Fulwell 73 Productions e Bright   Kauffman   Crane Productions  Aniston  Cox  Kudrow  LeBlanc  Perry e Schwimmer foram os produtores executivos do especial e Emma Conway  James Longman e Stacey Thomas-Muir os co-produtores executivos     friends  friendsthereunion  hbo  hboMax  tvseries  sitcom  JenniferAniston  CourteneyCox  LisaKudrow  MattLeBlanc  MatthewPerry  DavidSchwimmer  thereunion  Justinbieber  ladygaga  davidbeckham
  •          Em Guerra com o Vov    The War with Grandpa  2021    EM CARTAZ NOS CINEMAS   Estrelado por Robert De Niro  EM GUERRA COM O VOV      uma com  dia feita para divertir toda a fam  lia  No filme  Peter  Oakes Fegley  e seu av   Ed  Robert De Niro  costumavam ter uma boa rela    o  mas quando o av   se muda para a casa da fam  lia  Peter    for  ado a deixar seu quarto e a dormir no s  t  o  Determinado em conseguir seu espa  o de volta  o garoto planeja uma s  rie de armadilhas para expulsar o av    mas Ed n  o quer se render e em pouco tempo eles declaram uma guerra  Preparados           Cineminha  com  dia  ads  ad  RobertDeNiro  familymovie  cinema  emcartaz  estreia  supercinema  sessaodecinema  filme  filmes  emguerracomovovo  poster  movieposter  Brasil  SetimaArte  filmesinesqueciveis
  • Olha o rabisco do  seltonmello a    que se garantiu em jornada dupla  ator diretor  Outra edi    o autografada da cole    o  o sens  vel  e delicioso   O Palha  o   2011   Benjamim e seu pai  Valdemar  formam a divertida dupla de palha  os Pangar   e Puro Sangue  Os dois trabalham em um circo mambembe  mas Benjamin decide abandonar a vida art  stica e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho                         cineminha  cine  bdcollector  edicaoautografada  bds  filmesinesqueciveis  Cinema  cinemanacional  Brasil  theclown  seltonmello  opalhaco  opalha  o  drama  comedia  bccollection  imagemfilmes  minhacolecao  meusfilmes  midiafisica
  •         Voltando   s edi    es autografadas da cole    o   Abismo Prateado   2011  de  karimainouz  e autografada por ele mesmo     Violeta   alessandranegrini     uma dentista de 40 anos  casada e com um filho  Um dia  recebe uma mensagem do seu marido dizendo que ele est   indo embora  Sem saber o que fazer  ela simplesmente perambula pelo Rio de Janeiro em busca de uma solu    o              1 2      chicobuarque  RJ  riodejaneiro  cinemanacional  karimainouz  edicaoautografada  drama  filmeraro  dvdcollection  dvdcollector  dvds  filmes  domingo  minhacolecao  meusfilnes  midiafisica  filmesinesqueciveis
  • Feliz Dia das M  es                  Boa Noite  Mam  e  Ich seh  Ich seh  2014   Ap  s ficar afastada alguns dias  por conta de cirurgias pl  sticas  a m  e de dois garotos g  meos volta para casa  Entretanto  seus filhos n  o acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua m  e  A partir da    nada mais ser   como antes                        diadasmaes  mamae  euteamo  love  domingo  midiafisica  dvds  bluray  cineminha  teladesucessos  filmesinesqueciveis  filminho  suspensepsicol  gico  suspense  FilmesdeTerror  filmesdesuspense  CineClassico  CinemaEmCasa
  •     Edi    o autografada  Temos  PARTE II  A leve e divertida semibiopic da mestra   AnaMariaBahiana  bakana72    uma del  cia                         Raro  eu desafio quem tenha na cole    o esse filme doce  que tamb  m    um dos destaques da minha cole    o                    anos70  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  Cinemaemcasa  romance  comediaromantica  pazeamor  filmesinesqueciveis  Brasil  teladesucessos  telaquente  udigrudi  musica  Rock  hippie  ditaduramilitar  love  comedia   peaceandlove  buenavista  Brazil  Brasil  GlobeDeOuro   goldenglobe
  •     Edi    o autografada  Temos   A sens  vel e divertida ode    arte de  allandeberton    uma obra sens  vel  arrebatadora e obrigat  rio                      pacarreteofilme    um filme lindo  vencedor de 8 Kikitos de Ouro no  festivaldecinemadegramado  agora    um dos destaques da minha cole    o                            Pacarrete  cinemacearense  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  sabado  filmesinesqueciveis  Brasil  festivaldegramado   bluray  festivaldevitoria  cinemaemcasa
  •              Dia de pesquisa  clubeboxbrasil  Que tal esse  realgdt  Anos 90 batendo pesado aqui   clubebox      filmesdemonstros  filmesdeterror  filmesdesuspense  Mimic  guillermodeltoro  mutacao  bdcollector  midiafisica  bdcollection  colecionismo  cinemaemcasa  teladesucessos  telaquente  Sessaodatarde
Facebook Twitter

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In