A lista inclui apenas vencedores de Melhor Filme na categoria “Comédia ou Musical”, mas que não foram nem nomeados ao Oscar de melhor filme
De 1990 para cá, de todos os vencedores do Globo de Ouro de Melhor Filme, na categoria “Comédia ou Musical”, 11 produções não conseguiram sequer a nomeação ao Oscar de Melhor Filme. Alguns conseguiram algumas estatuetas até, outras muitas nomeações, mas não figuraram entre os finalistas à melhor filme daquele ano. Confira a lista e os detalhes abaixo:
Se Beber, Não Case! (The Hangover, 2009) de Todd Phillips: zero nomeações ao Oscar.
Vicky Cristina Barcelona (Idem, 2008) de Woody Allen: venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante (Penelope Cruz).
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007) de Tim Burton: indicado ao Oscar de melhor ator (Johnny Depp), figurino, e venceu na categoria de direção de arte.
Dreamgirls – Em Busca de um Sonho (Dreamgirls, 2007) de Bill Condon: venceu as estatuetas de melhor atriz coadjuvante (Jennifer Hudson) e mixagem de som, com outras seis nomeações (ator coadjuvante – Eddie Murphy; figurino; direção de arte e três canções originais, “Listen”; “Love You I Do”; e “Patience”).
Johnny & June (Walk the Line, 2005) de James Mangold: premiado com o Oscar de melhor atriz (Reese Witherspoon), e indicado para os prêmios de ator (Joaquin Phoenix), montagem, figurino e mixagem de som.
Toy Story 2 (Idem, 1999): nomeado ao Oscar de melhor canção original (“When She Loved Me”).
Evita (Idem, 1996) de Alan Parker: indicado ao Oscar de melhor direção de arte, fotografia, montagem e som. Venceu a estatueta de melhor canção original (You Must Love Me).
O Rei Leão (The Lion King, 1994) de : venceu o Oscar de melhor canção original (Elton John e Tim Rice por “Can You Feel the Love Tonight”) e trilha sonora, e nomeado com as canções originais “Hakuna Matata” e “Circle of Life”.
Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1993) de Chris Columbus: venceu o Oscar de melhor maquiagem & penteados.
O Jogador (The Player, 1992) de Robert Altman: indicado nas categorias de melhor direção (Robert Altman), montagem e roteiro adaptado (Michael Tolken).
Green Card – Passaporte para o Amor (Green Card, 1990) de Peter Weir: indicado apenas na categoria de melhor roteiro original.