• Último
  • Trending
  • Todos
Crítica: Simples e afetuoso, “A Filha do Palhaço” abre o 32º Cine Ceará

Crítica: Simples e afetuoso, “A Filha do Palhaço” abre o 32º Cine Ceará

10 de outubro de 2022
Marvel acerta com estilo no novo “Quarteto Fantástico”

Marvel acerta com estilo no novo “Quarteto Fantástico”

30 de julho de 2025
Tony Gilroy revela tudo sobre a temporada final de ANDOR

Tony Gilroy revela tudo sobre a temporada final de ANDOR

29 de julho de 2025
Especialistas apontam que “Amores Materialistas” pode refletir tendência do Brasil aos relacionamentos modernos

Especialistas apontam que “Amores Materialistas” pode refletir tendência do Brasil aos relacionamentos modernos

28 de julho de 2025
Brasil possui a maior audiência global de TWIN PEAKS na plataforma MUBI

Brasil possui a maior audiência global de TWIN PEAKS na plataforma MUBI

15 de julho de 2025
“Jurassic World: Recomeço” aposta em história simples (e previsível) com a missão de divertir

“Jurassic World: Recomeço” aposta em história simples (e previsível) com a missão de divertir

3 de julho de 2025
“Fórmula 1 – O Filme” é uma grande (e divertida) experiência cinematográfica

“Fórmula 1 – O Filme” é uma grande (e divertida) experiência cinematográfica

23 de junho de 2025
Novo trailer de “Corra que a Polícia Vem Aí” revela que Liam Neeson é Frank Drebin Jr.

Novo trailer de “Corra que a Polícia Vem Aí” revela que Liam Neeson é Frank Drebin Jr.

20 de junho de 2025
Globo de Ouro 2026 anuncia seu cronograma oficial

Globo de Ouro 2026 anuncia seu cronograma oficial

19 de junho de 2025
Coleção da MUBI celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ sem clichês

Coleção da MUBI celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ sem clichês

18 de junho de 2025
Ranking da franquia “Missão: Impossível” (1996~2025)

Ranking da franquia “Missão: Impossível” (1996~2025)

25 de maio de 2025
“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

14 de maio de 2025
Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

12 de maio de 2025
sexta-feira, agosto 1, 2025
Clube Cinema
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Clube Cinema
Home Script
Crítica: Simples e afetuoso, “A Filha do Palhaço” abre o 32º Cine Ceará

Crítica: Simples e afetuoso, “A Filha do Palhaço” abre o 32º Cine Ceará

por Renan de Andrade
10 de outubro de 2022
em Script
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter

O cinema já contou inúmeras histórias da relação de pais e filhos. Um tentando se encontrar com o outro. Um tentando superar o outro. Um tentando conhecer o outro. Um tentando entender o outro. Complexo de Édipo, Complexo de Elektra, a psicanalise cansou de dar nomes míticos para as narrativas dessas relações. Essa dinâmica familiar constitui jogos de afetos que entrelaçam histórias diferentes, mas consanguíneas, tão distantes e tão próximas ao mesmo tempo. Isso não é tão diferente no novo filme de Pedro Diógenes: A Filha do Palhaço. Trata-se de uma história simples de uma filha que vai ficar um tempo com seu distante e ausente pai, enquanto a mãe viaja, e nesse período conhece e reconhece a si mesma, assim como seu pai. Não percebemos com tanta clareza nesta obra a característica ousadia linguística e semiótica do diretor – o que não quer dizer que não exista. Porém, nesta obra, Diógenes se preocupa mais em nos encher de afetos com uma história simples e tão fácil de encontrarmos na nossa realidade.

Joana (Liz Sutter), uma garota de 14 anos, vai passar um tempo com seu pai, Renato (Demick Lopes), um humorista de bares e restaurantes da noite fortalezense. Pai ausente, Renato sente a angústia da distância e tenta ser aquilo que nunca foi, enquanto Joana busca nele o pai que ela queria. Neste conflito, ambos constroem uma relação que não tinham, que não queriam, mas que precisavam para se reconectarem com a vida antes vazia.

Co-diretor do premiado Inferninho (2019), e diretor de Pajeu (2020), Diógenes parece ousar construir histórias a partir de estratégias narrativas que usam elementos que estabelecem circuitos semiótico. São objetos, luzes e cores que encontramos constantemente em alguns lugares de nossas cidades; são personagens tradicionais que andam em nosso meio e estão no nosso cotidiano; são fotografias da cidade que apresentam ou mexem com quem a conhece. O jovem diretor parece buscar não uma inovação em sua linguagem, mas fazer do experimento sua própria forma de filmar. Não é à toa que entre Inferninho, Pajeu e A Filha do Palhaço encontramos 3 filmes completamente diferentes se não atentarmos para a construção das personagens que aproveitam do simbolismo para agir e direcionar sob as narrativas: o coelho, o monstro do riacho, o humorista. Temos aqui vértebras simbólicas que se tornam canais por onde o diretor e co-roteirista constitui sua narrativa e sua estética enraizadas no solo cultural fortalezense, transbordando de afetos. Histórias simples se tornam belas a partir desses traços complexos que cativam os espectadores.

Joana é o centro da narrativa. Sua vontade de conhecer melhor o pai nos apresenta Renato, que possui uma vida atrás de maquiagens exageradas e roupas extravagantes de sua personagem Silvanelly. O roteiro escrito pelo próprio diretor e por Amanda Pontes e Michelline Helena revela com paciência elementos das histórias das personagens que se costuram em suas diferenças. A arte do encontro de duas personagens tão próximas é o início do desfiar de um novelo de linha que acaba por constituir um circuito de afeto materializado na tela pelo diretor. E ele o faz com competência. Em prol disso, deixo de lado um pouco as passagens expositivas que são desnecessárias neste filme, e que, na minha experiência, não se firmou como algo de muito incômodo. Essa “barriga” é engolida pela belíssima fotografia de Victor de Melo (Inferninho), parceiro do diretor em outras obras, que contempla a história com as luzes diegéticas da cidade e as pinceladas mágicas que trazem o carinho que sempre está a espreita entre as personagens com cores que estimulam nossa empatia sensitiva sobre o estado emocional das personagens.

Sobre o elenco, a grata surpresa nos foi apresentada por Liz Sutter, que interpreta Joana. Primeiro trabalho da atriz que parece insegura nos momentos iniciais do filme, mas que a medida em que a narrativa se desenvolve, ela se apresenta com espantosa maturidade. Sua jornada na primeira atuação cinematográfica constrói bem uma adolescente rebelde, curiosa, mas com uma grande vontade de amar o pai. Porém, em alguns momentos na relação entre ela e Demick Lopes senti uma forte presença da teatralidade, que, a mim, atrapalha um pouco a fluidez da naturalidade da personagem no cinema. Por isso, percebi uma certa demora na constituição da química entre elas. Fez parecer existir um vazio, que é compreensível se isso foi uma estratégia da direção para mostrar o distanciamento das personagens. E caso tenha sido isso, não foi amarrada o suficiente para nos dar uma certeza. Por isso, não digeri bem essa forma de mostrar o distanciamento. Isso se agrava quando, ao mesmo tempo, temos um excesso de teatralidade e de intervalo entre diálogos. Há com isso uma pequena demora para o filme engatar, uma vez que a história depende muito desta química ou do processo de construí-la. Desta feita, é preciso dizer que ela acontece, mas não de uma forma tão fluida quanto esperei que fosse, mas também sem barras forçadas. Creio que isso acontece devido a melhora do entrosamento entre o elenco, que com o apoio da personagem de Jesuita Barbosa, eleva a relação empática que há nas personagens e na história.

Contemplativo por muitos momentos, A Filha do Palhaço passeia pelas noites de Fortaleza para conhecer o pai e a si mesma. A cidade é fundamental nas histórias do diretor, uma vez que é dela nosso solo cultural que nos forma e formam suas personas. Tomadas da cidade se espalham durante momentos chaves na conversa do pai e da filha. A noite de bares e de boemia. O mar como objeto do olhar distante e infinito, um horizonte perdido que precisa ser resgatado. Os artistas da noite e das calçadas que nos encontram e nos chamam para pequenos espetáculos de amor e alcool. A Fortaleza que Diógenes documenta em seu filme é a cidade de contrastes e de beira mar, de riso e de drama, de espelhos brilhantes para o turista e da força humilde do trabalho. De histórias simples que se distanciam, mas que quando se encontram, despertam uma empatia surpreendente. A Fortaleza do afeto e o carinho de uma filha e de um pai.

Tags: 32º Cine CearáA Filha do PalhaçoCine CearácinemaCríticaCritica de filmesDemick LopesJesuita BarbosaMarrevoltoPedro Diogenes
Post Anterior

Cine Ceará anuncia programação oficial da 32ª edição

Próximo Post

Crítica: "O Acidente" traz uma excelente reflexão sobre o desejo de formar família

Renan de Andrade

Renan de Andrade

Formado em Jornalismo, mestre e doutorando em psicologia, minha pesquisa gira em torno do cinema, da política e das subjetivações. Além disso, me aventuro na produção e realização audiovisual e busco pensar o filme como um documento de uma época.

Próximo Post
Crítica: “O Acidente” traz uma excelente reflexão sobre o desejo de formar família

Crítica: "O Acidente" traz uma excelente reflexão sobre o desejo de formar família

“Inseparáveis” é o longa-metragem vencedor do 32° Cine Ceará

“Inseparáveis” é o longa-metragem vencedor do 32° Cine Ceará

Comédia romântica “Mais que Amigos” está em cartaz nos cinemas

Comédia romântica "Mais que Amigos" está em cartaz nos cinemas

  •      A reuni  o t  o esperada est   mais pr  xima do que nunca  HBO Max divulga novo trailer e p  ster de FRIENDS  THE REUNION     O especial estar   dispon  vel no Brasil  Am  rica Latina e Caribe - exclusivamente na HBO Max - no lan  amento da plataforma  em junho    Ap  s anos de in  meros pedidos de f  s do mundo todo  as estrelas da s  rie Jennifer Aniston  Courteney Cox  Lisa Kudrow  Matt LeBlanc  Matthew Perry e David Schwimmer voltam ao Stage 24  cen  rio original da ic  nica com  dia nos est  dio Warner Bros   para uma celebra    o inesquec  vel    FRIENDS  THE REUNION trar   diversos convidados especiais como David Beckham  Justin Bieber  BTS  James Corden  Cindy Crawford  Cara Delevinge  Lady Gaga  Elliott Gould  Kit Harington  Larry Hankin  Mindy Kaling  Thomas Lennon  Christina Pickles  Tom Selleck  James Michael Tyler  Maggie Wheeler  Reese Witherspoon e Malala Yousafzai    Todos os epis  dios e temporadas completas de FRIENDS tamb  m estar  o dispon  veis na HBO Max no seu lan  amento  no pr  ximo m  s    Ben Winston dirigiu o especial junto com os produtores executivos de  Friends  Kevin Bright  Marta Kauffman e David Crane  O especial    da Warner Bros  Unscripted Television em associa    o com Warner Horizon  Fulwell 73 Productions e Bright   Kauffman   Crane Productions  Aniston  Cox  Kudrow  LeBlanc  Perry e Schwimmer foram os produtores executivos do especial e Emma Conway  James Longman e Stacey Thomas-Muir os co-produtores executivos     friends  friendsthereunion  hbo  hboMax  tvseries  sitcom  JenniferAniston  CourteneyCox  LisaKudrow  MattLeBlanc  MatthewPerry  DavidSchwimmer  thereunion  Justinbieber  ladygaga  davidbeckham
  •          Em Guerra com o Vov    The War with Grandpa  2021    EM CARTAZ NOS CINEMAS   Estrelado por Robert De Niro  EM GUERRA COM O VOV      uma com  dia feita para divertir toda a fam  lia  No filme  Peter  Oakes Fegley  e seu av   Ed  Robert De Niro  costumavam ter uma boa rela    o  mas quando o av   se muda para a casa da fam  lia  Peter    for  ado a deixar seu quarto e a dormir no s  t  o  Determinado em conseguir seu espa  o de volta  o garoto planeja uma s  rie de armadilhas para expulsar o av    mas Ed n  o quer se render e em pouco tempo eles declaram uma guerra  Preparados           Cineminha  com  dia  ads  ad  RobertDeNiro  familymovie  cinema  emcartaz  estreia  supercinema  sessaodecinema  filme  filmes  emguerracomovovo  poster  movieposter  Brasil  SetimaArte  filmesinesqueciveis
  • Olha o rabisco do  seltonmello a    que se garantiu em jornada dupla  ator diretor  Outra edi    o autografada da cole    o  o sens  vel  e delicioso   O Palha  o   2011   Benjamim e seu pai  Valdemar  formam a divertida dupla de palha  os Pangar   e Puro Sangue  Os dois trabalham em um circo mambembe  mas Benjamin decide abandonar a vida art  stica e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho                         cineminha  cine  bdcollector  edicaoautografada  bds  filmesinesqueciveis  Cinema  cinemanacional  Brasil  theclown  seltonmello  opalhaco  opalha  o  drama  comedia  bccollection  imagemfilmes  minhacolecao  meusfilmes  midiafisica
  •         Voltando   s edi    es autografadas da cole    o   Abismo Prateado   2011  de  karimainouz  e autografada por ele mesmo     Violeta   alessandranegrini     uma dentista de 40 anos  casada e com um filho  Um dia  recebe uma mensagem do seu marido dizendo que ele est   indo embora  Sem saber o que fazer  ela simplesmente perambula pelo Rio de Janeiro em busca de uma solu    o              1 2      chicobuarque  RJ  riodejaneiro  cinemanacional  karimainouz  edicaoautografada  drama  filmeraro  dvdcollection  dvdcollector  dvds  filmes  domingo  minhacolecao  meusfilnes  midiafisica  filmesinesqueciveis
  • Feliz Dia das M  es                  Boa Noite  Mam  e  Ich seh  Ich seh  2014   Ap  s ficar afastada alguns dias  por conta de cirurgias pl  sticas  a m  e de dois garotos g  meos volta para casa  Entretanto  seus filhos n  o acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua m  e  A partir da    nada mais ser   como antes                        diadasmaes  mamae  euteamo  love  domingo  midiafisica  dvds  bluray  cineminha  teladesucessos  filmesinesqueciveis  filminho  suspensepsicol  gico  suspense  FilmesdeTerror  filmesdesuspense  CineClassico  CinemaEmCasa
  •     Edi    o autografada  Temos  PARTE II  A leve e divertida semibiopic da mestra   AnaMariaBahiana  bakana72    uma del  cia                         Raro  eu desafio quem tenha na cole    o esse filme doce  que tamb  m    um dos destaques da minha cole    o                    anos70  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  Cinemaemcasa  romance  comediaromantica  pazeamor  filmesinesqueciveis  Brasil  teladesucessos  telaquente  udigrudi  musica  Rock  hippie  ditaduramilitar  love  comedia   peaceandlove  buenavista  Brazil  Brasil  GlobeDeOuro   goldenglobe
  •     Edi    o autografada  Temos   A sens  vel e divertida ode    arte de  allandeberton    uma obra sens  vel  arrebatadora e obrigat  rio                      pacarreteofilme    um filme lindo  vencedor de 8 Kikitos de Ouro no  festivaldecinemadegramado  agora    um dos destaques da minha cole    o                            Pacarrete  cinemacearense  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  sabado  filmesinesqueciveis  Brasil  festivaldegramado   bluray  festivaldevitoria  cinemaemcasa
  •              Dia de pesquisa  clubeboxbrasil  Que tal esse  realgdt  Anos 90 batendo pesado aqui   clubebox      filmesdemonstros  filmesdeterror  filmesdesuspense  Mimic  guillermodeltoro  mutacao  bdcollector  midiafisica  bdcollection  colecionismo  cinemaemcasa  teladesucessos  telaquente  Sessaodatarde
Facebook Twitter

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In