• Último
  • Trending
  • Todos
“Jurassic World: Recomeço” aposta em história simples (e previsível) com a missão de divertir

“Jurassic World: Recomeço” aposta em história simples (e previsível) com a missão de divertir

3 de julho de 2025
“Fórmula 1 – O Filme” é uma grande (e divertida) experiência cinematográfica

“Fórmula 1 – O Filme” é uma grande (e divertida) experiência cinematográfica

23 de junho de 2025
Novo trailer de “Corra que a Polícia Vem Aí” revela que Liam Neeson é Frank Drebin Jr.

Novo trailer de “Corra que a Polícia Vem Aí” revela que Liam Neeson é Frank Drebin Jr.

20 de junho de 2025
Globo de Ouro 2026 anuncia seu cronograma oficial

Globo de Ouro 2026 anuncia seu cronograma oficial

19 de junho de 2025
Coleção da MUBI celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ sem clichês

Coleção da MUBI celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ sem clichês

18 de junho de 2025
Ranking da franquia “Missão: Impossível” (1996~2025)

Ranking da franquia “Missão: Impossível” (1996~2025)

25 de maio de 2025
“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

14 de maio de 2025
Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

12 de maio de 2025
Conheça o Júri do 78º Festival de Cannes

Conheça o Júri do 78º Festival de Cannes

28 de abril de 2025
Diego Luna exalta a parceria com Tony Gilroy e fala sobre tom de revolução na segunda temporada de “Star Wars: Andor”

Diego Luna exalta a parceria com Tony Gilroy e fala sobre tom de revolução na segunda temporada de “Star Wars: Andor”

25 de abril de 2025
História de Superman é recontada em tom épico em “Homem de Aço” (2013)

História de Superman é recontada em tom épico em “Homem de Aço” (2013)

15 de abril de 2025
Obra nacional da Boca do Lixo, “Nova Onda” reestreia nos cinemas em cópia restaurada em 4K

Obra nacional da Boca do Lixo, “Nova Onda” reestreia nos cinemas em cópia restaurada em 4K

27 de março de 2025
“O Melhor Amigo” é uma divertida e vibrante comédia romântica musical

“O Melhor Amigo” é uma divertida e vibrante comédia romântica musical

11 de março de 2025
sexta-feira, julho 4, 2025
Clube Cinema
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Clube Cinema
Home Script
“Jurassic World: Recomeço” aposta em história simples (e previsível) com a missão de divertir

“Jurassic World: Recomeço” aposta em história simples (e previsível) com a missão de divertir

por Daniel Herculano
3 de julho de 2025
em Script
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter

“Jurassic World: Recomeço” (Jurassic World: Rebirth, 2025) de Gareth Edwards

O diretor Gareth Edwards veio do mundo dos efeitos especiais, e como profissional do meio já foi artista visual e digital, desenhista de efeitos digitais e coordenador de produção. Estreou como diretor com o pequeno Monstros (2010), muito bem recebido, investindo numa estética de fim de mundo acinzentado. Avançou muitas casas no cenário hollywoodiano com a superprodução Godzilla (2014), mais um reboot que foi abraçado pelo público. Com o sucesso de bilheteria, e alcançou o Olimpo da Indústria e ainda acertou em cheio com o produto Rogue One: Uma História Star Wars (2016). E por fim, mostrou maturidade em apresentar uma aventura de ficção-científica carregada de emoção e reflexão, com Resistência (2023).

O que nos traz ao novo filme da franquia Jurassic Park – rebatizada de Jurassic World, uma recomeço para uma saga multimilionária, querida pelo público, e que gravou momentos inesquecíveis na história do Cinema, em 1993, pelas mãos de Steven Spielberg.

Seguindo uma estrutura bem definida, “Jurassic World: Recomeço” (Jurassic World: Rebirth, 2025) de Gareth Edwards tem uma narrativa apoiada na ação, e desmembrada em três atos bem definidos, tudo com o objetivo de simplificar a aventura em um claro aceno à uma nova história. No entanto, “o que vem muito fácil, também vai muito fácil”, e o resultado é que essa abordagem também se mostra uma fórmula previsível, com um filme que se resume basicamente a uma missão a ser concluída.

A inclusão de um núcleo familiar no filme parece ser uma tentativa de aumentar o teor dramático e até cômico da história. Isso pode ser uma estratégia eficaz para criar uma conexão emocional com o público e adicionar profundidade à trama. No entanto, também é possível que essa abordagem possa ser vista como um clichê, especialmente se o núcleo familiar for usado apenas como um dispositivo para criar tensão e drama.

Com mais um diretor diferente na franquia, o quinto em sete filmes, e uma história que se assume como reboot, ou um reinício da franquia, desde o título, Gareth Edwards fica livre para exercitar seu olhar “montanha-russa” . E em meio à trama de missão e sobrevivência, Scarlett Johansson e Mahershala Ali testam o limite do próprio carisma segurando a maior parte da aventura com um forte presença na tela. Adicione à estrutura um núcleo familiar resgatado no primeiro ato, para adicionar drama e comédia, sem nunca agir de forma sanguinolenta, o que, particularmente me causou uma pequena frustração.

Mas voltando à mística da franquia, Jurassic Park/World sempre foi reconhecida por sua capacidade de criar distintas experiências cinematográficas – nem sempre se traduzindo em qualidade. Mas com o auxílio de impressionantes efeitos especiais, normalmente as aventuras se sustentam, exceto pelo mal desenvolvido, até então último capítulo da franquia, Domínio (2022).

Voltando, ao novo filme, a produção tem o retorno do roteirista do filme original, o já calibrado David Koepp, que por sinal, comete algumas auto referências (ou seriam homenagens?) no desenvolvimento da aventura. É como se os criadores do filme estivessem tentando reviver os momentos mais emblemáticos da franquia, em vez de criar algo novo e original, acompanhe.

A cena do Dr. Henry Loomis (Jonathan Bailey, de Wicked, 2024) emocionado ao entrar em contato com o dinossauro remete ao mesmo fato vivido pelo paleontólogo Dr. Alan Grant (Sam Neill), em Jurassic Park (1993). A criança presa embaixo do barco inflável, com o dinossauro tentando alcançá-la com suas garras, é uma repetição da cena do carro com as crianças presas dentro do Jeep no primeiro filme.

E, claro, a cena do sinalizador sendo usado por Mahershala Ali para distrair o dinossauro é uma cópia direta da cena de Jeff Goldblum, também no primeiro filme. Para completar a lista de referências/homenagens, a sequência envolvendo uma família procurando abrigo em uma loja de conveniência/mercadinho, é uma reminiscência clara da cena icônica na cozinha, com as crianças fugindo do Velociraptor.

Essa abordagem pode ser vista como uma tentativa de agradar ao público nostálgico, mas também pode ser interpretada como uma falta de criatividade e originalidade. Em vez de inovar e surpreender, o filme parece estar se apoiando em referências e clichês para criar uma experiência familiar mais confortável ao espectador.

Divido em três atos distintos, mas com foco em uma expedição que desbrava regiões equatoriais isoladas para extrair DNA de três enormes criaturas pré-históricas para um avanço médico inovador. E assim, o filme apresenta diálogos expositivos e não esconde que quer divertir da forma mais simples possível, numa clara tentativa de minimizar os erros. Para alguns pode ser o suficiente, e eu aposto que, inclusive, seja um sucesso de bilheteria, contudo, sem nunca brilhar o suficiente, nem emocionar o bastante com sua previsibilidade.

David Koepp

Os melhores roteiros (ou adaptações): O Pagamento Final (1993); Missão: Impossível (1996); O Quarto do Pânico(2002); Homem-Aranha (2002).
Os piores roteiros (ou adaptações): A Múmia (2017); Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Anjos e Demônios (2009).
Os filmes que dirigiu (e também escreveu/adaptou): Efeito Dominó (1996); Ecos do Além (1999); A Janela Secreta (2004).

Tags: Gareth EdwardsJonathan BaileyJurassic ParkJurassic WorldJurassic World: RebirthJurassic World: RecomeçoMahershala AliScarlett JohanssonSteven Spielberg
Post Anterior

"Fórmula 1 - O Filme" é uma grande (e divertida) experiência cinematográfica

Daniel Herculano

Daniel Herculano

Votante Internacional do Globo de Ouro desde 2022, é critico membro da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  •      A reuni  o t  o esperada est   mais pr  xima do que nunca  HBO Max divulga novo trailer e p  ster de FRIENDS  THE REUNION     O especial estar   dispon  vel no Brasil  Am  rica Latina e Caribe - exclusivamente na HBO Max - no lan  amento da plataforma  em junho    Ap  s anos de in  meros pedidos de f  s do mundo todo  as estrelas da s  rie Jennifer Aniston  Courteney Cox  Lisa Kudrow  Matt LeBlanc  Matthew Perry e David Schwimmer voltam ao Stage 24  cen  rio original da ic  nica com  dia nos est  dio Warner Bros   para uma celebra    o inesquec  vel    FRIENDS  THE REUNION trar   diversos convidados especiais como David Beckham  Justin Bieber  BTS  James Corden  Cindy Crawford  Cara Delevinge  Lady Gaga  Elliott Gould  Kit Harington  Larry Hankin  Mindy Kaling  Thomas Lennon  Christina Pickles  Tom Selleck  James Michael Tyler  Maggie Wheeler  Reese Witherspoon e Malala Yousafzai    Todos os epis  dios e temporadas completas de FRIENDS tamb  m estar  o dispon  veis na HBO Max no seu lan  amento  no pr  ximo m  s    Ben Winston dirigiu o especial junto com os produtores executivos de  Friends  Kevin Bright  Marta Kauffman e David Crane  O especial    da Warner Bros  Unscripted Television em associa    o com Warner Horizon  Fulwell 73 Productions e Bright   Kauffman   Crane Productions  Aniston  Cox  Kudrow  LeBlanc  Perry e Schwimmer foram os produtores executivos do especial e Emma Conway  James Longman e Stacey Thomas-Muir os co-produtores executivos     friends  friendsthereunion  hbo  hboMax  tvseries  sitcom  JenniferAniston  CourteneyCox  LisaKudrow  MattLeBlanc  MatthewPerry  DavidSchwimmer  thereunion  Justinbieber  ladygaga  davidbeckham
  •          Em Guerra com o Vov    The War with Grandpa  2021    EM CARTAZ NOS CINEMAS   Estrelado por Robert De Niro  EM GUERRA COM O VOV      uma com  dia feita para divertir toda a fam  lia  No filme  Peter  Oakes Fegley  e seu av   Ed  Robert De Niro  costumavam ter uma boa rela    o  mas quando o av   se muda para a casa da fam  lia  Peter    for  ado a deixar seu quarto e a dormir no s  t  o  Determinado em conseguir seu espa  o de volta  o garoto planeja uma s  rie de armadilhas para expulsar o av    mas Ed n  o quer se render e em pouco tempo eles declaram uma guerra  Preparados           Cineminha  com  dia  ads  ad  RobertDeNiro  familymovie  cinema  emcartaz  estreia  supercinema  sessaodecinema  filme  filmes  emguerracomovovo  poster  movieposter  Brasil  SetimaArte  filmesinesqueciveis
  • Olha o rabisco do  seltonmello a    que se garantiu em jornada dupla  ator diretor  Outra edi    o autografada da cole    o  o sens  vel  e delicioso   O Palha  o   2011   Benjamim e seu pai  Valdemar  formam a divertida dupla de palha  os Pangar   e Puro Sangue  Os dois trabalham em um circo mambembe  mas Benjamin decide abandonar a vida art  stica e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho                         cineminha  cine  bdcollector  edicaoautografada  bds  filmesinesqueciveis  Cinema  cinemanacional  Brasil  theclown  seltonmello  opalhaco  opalha  o  drama  comedia  bccollection  imagemfilmes  minhacolecao  meusfilmes  midiafisica
  •         Voltando   s edi    es autografadas da cole    o   Abismo Prateado   2011  de  karimainouz  e autografada por ele mesmo     Violeta   alessandranegrini     uma dentista de 40 anos  casada e com um filho  Um dia  recebe uma mensagem do seu marido dizendo que ele est   indo embora  Sem saber o que fazer  ela simplesmente perambula pelo Rio de Janeiro em busca de uma solu    o              1 2      chicobuarque  RJ  riodejaneiro  cinemanacional  karimainouz  edicaoautografada  drama  filmeraro  dvdcollection  dvdcollector  dvds  filmes  domingo  minhacolecao  meusfilnes  midiafisica  filmesinesqueciveis
  • Feliz Dia das M  es                  Boa Noite  Mam  e  Ich seh  Ich seh  2014   Ap  s ficar afastada alguns dias  por conta de cirurgias pl  sticas  a m  e de dois garotos g  meos volta para casa  Entretanto  seus filhos n  o acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua m  e  A partir da    nada mais ser   como antes                        diadasmaes  mamae  euteamo  love  domingo  midiafisica  dvds  bluray  cineminha  teladesucessos  filmesinesqueciveis  filminho  suspensepsicol  gico  suspense  FilmesdeTerror  filmesdesuspense  CineClassico  CinemaEmCasa
  •     Edi    o autografada  Temos  PARTE II  A leve e divertida semibiopic da mestra   AnaMariaBahiana  bakana72    uma del  cia                         Raro  eu desafio quem tenha na cole    o esse filme doce  que tamb  m    um dos destaques da minha cole    o                    anos70  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  Cinemaemcasa  romance  comediaromantica  pazeamor  filmesinesqueciveis  Brasil  teladesucessos  telaquente  udigrudi  musica  Rock  hippie  ditaduramilitar  love  comedia   peaceandlove  buenavista  Brazil  Brasil  GlobeDeOuro   goldenglobe
  •     Edi    o autografada  Temos   A sens  vel e divertida ode    arte de  allandeberton    uma obra sens  vel  arrebatadora e obrigat  rio                      pacarreteofilme    um filme lindo  vencedor de 8 Kikitos de Ouro no  festivaldecinemadegramado  agora    um dos destaques da minha cole    o                            Pacarrete  cinemacearense  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  sabado  filmesinesqueciveis  Brasil  festivaldegramado   bluray  festivaldevitoria  cinemaemcasa
  •              Dia de pesquisa  clubeboxbrasil  Que tal esse  realgdt  Anos 90 batendo pesado aqui   clubebox      filmesdemonstros  filmesdeterror  filmesdesuspense  Mimic  guillermodeltoro  mutacao  bdcollector  midiafisica  bdcollection  colecionismo  cinemaemcasa  teladesucessos  telaquente  Sessaodatarde
Facebook Twitter

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In