• Último
  • Trending
  • Todos
“A Vida de Chuck” e a banalidade dita extraordinária de Stephen King

“A Vida de Chuck” e a banalidade dita extraordinária de Stephen King

5 de setembro de 2025
“A Morte do Demônio: Em Chamas” é um novo e sangrento capítulo da franquia

“A Morte do Demônio: Em Chamas” é um novo e sangrento capítulo da franquia

10 de julho de 2026
Cearense “Feito Pipa” está na Seleção Oficial do Festival de Gramado; Veja lista completa

Cearense “Feito Pipa” está na Seleção Oficial do Festival de Gramado; Veja lista completa

8 de julho de 2026
“Michael”: Jafaar Jackson abre o jogo sobre os bastidores de interpretar Michael Jackson

“Michael”: Jafaar Jackson abre o jogo sobre os bastidores de interpretar Michael Jackson

7 de julho de 2026
Festival do Cinema Italiano acontece em 16 cidades brasileiras e Fortaleza é confirmada

Festival do Cinema Italiano acontece em 16 cidades brasileiras e Fortaleza é confirmada

2 de julho de 2026
“Supergirl” é uma aventura genérica e convencional

“Supergirl” é uma aventura genérica e convencional

24 de junho de 2026
Fim das filmagens de ENTRE OS DIAS, de Petrus Cariry, com registros inéditos do longa

Fim das filmagens de ENTRE OS DIAS, de Petrus Cariry, com registros inéditos do longa

18 de junho de 2026
Mais que uma correção de rota, “Toy Story 5” é uma aventura divertida

Mais que uma correção de rota, “Toy Story 5” é uma aventura divertida

17 de junho de 2026
Cinema cearense está presente na Mostra Outros Esquemas do 16º Cine Esquema Novo

Cinema cearense está presente na Mostra Outros Esquemas do 16º Cine Esquema Novo

16 de junho de 2026
Filmes cearenses, “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” e “Adulto/Homem” são destaques do 15º Olhar de Cinema

Filmes cearenses, “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” e “Adulto/Homem” são destaques do 15º Olhar de Cinema

13 de junho de 2026
“Hit Para Dois”: Paul Rudd admite que usou comédia para enfrentar insegurança

“Hit Para Dois”: Paul Rudd admite que usou comédia para enfrentar insegurança

11 de junho de 2026
“Dia D” é o reencontro de Spielberg com sua crença alienígena em nova matiné

“Dia D” é o reencontro de Spielberg com sua crença alienígena em nova matiné

9 de junho de 2026
“Zico, o Samurai de Quintino” estreia nas plataformas de TVOD para aluguel digital

“Zico, o Samurai de Quintino” estreia nas plataformas de TVOD para aluguel digital

9 de junho de 2026
domingo, julho 12, 2026
Clube Cinema
  • Home
  • Crítica – Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Clube Cinema
Home Crítica - Script
“A Vida de Chuck” e a banalidade dita extraordinária de Stephen King

“A Vida de Chuck” e a banalidade dita extraordinária de Stephen King

por Daniel Herculano
5 de setembro de 2025
em Crítica - Script
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter

A Vida de Chuck (The Life of Chuck) de Mike Flangan

Lá pelos momentos finais da projeção, em um instante que deveria carregar o ápice dramático da obra, o protagonista Chuck olha para trás e professa uma frase que resume sua busca existencial: “I deserve to be wonderful” (“Eu mereço ser maravilhoso”). Seria poeticamente perfeito se o filme, A Vida de Chuck (The Life of Chuck), conseguisse atingir esse exato momento de contemplação e grandiosidade que sua linha de diálogo promete. Contudo, o resultado final da produção reflete, infelizmente, apenas a realidade mais cinzenta da vida de seu personagem principal: a obra se basta e se acomoda no mais absoluto ordinário. Diferente do que a estrutura narrativa tenta pintar de forma quase insistentemente para o espectador, não há nada de mágico, tampouco de emocionante, nesta nova adaptação cinematográfica baseada em um conto de Stephen King.

Grande parte do esforço em dar dignidade a essa trajetória repousa sobre os ombros de Tom Hiddleston. Em uma atuação notavelmente contida, Hiddleston despe-se de qualquer teatralidade para dar vida a Charles Krantz, o Chuck. O ator abraça o minimalismo, traduzindo a melancolia e a aceitação de um homem comum através de pequenos gestos, olhares complacentes e uma postura que evoca a quietude de quem observa o próprio fim sem desespero. É uma performance sutil que tenta, a todo custo, humanizar um roteiro que frequentemente flerta com a superficialidade do melodrama.

Este projeto se desenha como o passo mais ambicioso na carreira do diretor Mike Flanagan. Conhecido e amplamente aclamado por suas contribuições de peso ao terror contemporâneo — vide a impecável adaptação de um horror do mesmo Stephen King, Doutor Sono (2019), continuação do clássico O Iluminado (1980) —, Flanagan aqui tenta quebrar as barreiras do gênero que o consagrou. Ao trocar os sustos e as assombrações literais por um drama existencialista focado na finitude humana, o cineasta assume um risco estético tremendo. Todavia, onde sua assinatura costuma ser cirúrgica ao explorar o luto através do horror, aqui ela se perde em uma estrutura de realismo mágico fragmentada em três atos contados em ordem inversa, onde o sentimentalismo barato sufoca a narrativa.

Essa falta de estofo dramático torna-se ainda mais evidente quando colocamos o longa em perspectiva diante do vasto histórico de adaptações de Stephen King. O autor é mundialmente famoso pelo terror, mas suas investidas no drama e no realismo psicológico renderam algumas das maiores obras-primas da história do cinema contemporâneo.

É impossível assistir a uma tentativa de drama humanista de King sem traçar paralelos imediatos com o impacto avassalador de Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994), que extraiu de um conto uma das mais belas e memoráveis histórias sobre esperança e resiliência humana. Da mesma forma, À Espera de um Milagre (The Green Mile, 1999) soube equilibrar perfeitamente o elemento sobrenatural com uma densidade emocional dilacerante, enquanto Conta Comigo (Stand by Me, 1986) imortalizou a nostalgia e as dores do amadurecimento com uma crueza e uma verdade que faltam em cada frame de Chuck.

Esses exemplos clássicos demonstram que o segredo para adaptar os dramas de Stephen King não reside em forçar uma aura de grandiosidade, mas em permitir que a humanidade dos personagens floresça de suas imperfeições. Em A Vida de Chuck, no entanto, o misticismo em torno da mente e dos três atos da vida do protagonista parece estéril. O filme flerta com a beleza da dança, com a inevitabilidade da morte e com os pequenos prazeres cotidianos, mas tudo soa plastificado, feito sob medida para arrancar uma lágrima fácil que nunca chega a se formar. Mas a sensação que fica é a de uma oportunidade perdida de traduzir o lirismo do papel para as telas, deixando o espectador preso a um melodrama burocrático que, ironicamente, esqueceu como ser maravilhoso.

Tags: #ReviewDHa vida de ChuckMark HamillMike FlanaganStephen KingThe Life of ChuckTom Hiddleston
Post Anterior

Drama indie, "Sem Destino..." (2012) é sem sentido, sem futuro...

Próximo Post

Oscar 2026: "O Agente Secreto" é escolhido para representar o Brasil na premiação

Daniel Herculano

Daniel Herculano

Votante Internacional do Globo de Ouro desde 2022, é critico membro da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Próximo Post
Oscar 2026: “O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil na premiação

Oscar 2026: "O Agente Secreto" é escolhido para representar o Brasil na premiação

Adaptação de best-seller, “A Empregada” ganha primeiro cartaz

Adaptação de best-seller, "A Empregada" ganha primeiro cartaz

“Animais Perigosos” une serial killer, referência slasher e filme de tubarão

"Animais Perigosos" une serial killer, referência slasher e filme de tubarão

  •      A reuni  o t  o esperada est   mais pr  xima do que nunca  HBO Max divulga novo trailer e p  ster de FRIENDS  THE REUNION     O especial estar   dispon  vel no Brasil  Am  rica Latina e Caribe - exclusivamente na HBO Max - no lan  amento da plataforma  em junho    Ap  s anos de in  meros pedidos de f  s do mundo todo  as estrelas da s  rie Jennifer Aniston  Courteney Cox  Lisa Kudrow  Matt LeBlanc  Matthew Perry e David Schwimmer voltam ao Stage 24  cen  rio original da ic  nica com  dia nos est  dio Warner Bros   para uma celebra    o inesquec  vel    FRIENDS  THE REUNION trar   diversos convidados especiais como David Beckham  Justin Bieber  BTS  James Corden  Cindy Crawford  Cara Delevinge  Lady Gaga  Elliott Gould  Kit Harington  Larry Hankin  Mindy Kaling  Thomas Lennon  Christina Pickles  Tom Selleck  James Michael Tyler  Maggie Wheeler  Reese Witherspoon e Malala Yousafzai    Todos os epis  dios e temporadas completas de FRIENDS tamb  m estar  o dispon  veis na HBO Max no seu lan  amento  no pr  ximo m  s    Ben Winston dirigiu o especial junto com os produtores executivos de  Friends  Kevin Bright  Marta Kauffman e David Crane  O especial    da Warner Bros  Unscripted Television em associa    o com Warner Horizon  Fulwell 73 Productions e Bright   Kauffman   Crane Productions  Aniston  Cox  Kudrow  LeBlanc  Perry e Schwimmer foram os produtores executivos do especial e Emma Conway  James Longman e Stacey Thomas-Muir os co-produtores executivos     friends  friendsthereunion  hbo  hboMax  tvseries  sitcom  JenniferAniston  CourteneyCox  LisaKudrow  MattLeBlanc  MatthewPerry  DavidSchwimmer  thereunion  Justinbieber  ladygaga  davidbeckham
  •          Em Guerra com o Vov    The War with Grandpa  2021    EM CARTAZ NOS CINEMAS   Estrelado por Robert De Niro  EM GUERRA COM O VOV      uma com  dia feita para divertir toda a fam  lia  No filme  Peter  Oakes Fegley  e seu av   Ed  Robert De Niro  costumavam ter uma boa rela    o  mas quando o av   se muda para a casa da fam  lia  Peter    for  ado a deixar seu quarto e a dormir no s  t  o  Determinado em conseguir seu espa  o de volta  o garoto planeja uma s  rie de armadilhas para expulsar o av    mas Ed n  o quer se render e em pouco tempo eles declaram uma guerra  Preparados           Cineminha  com  dia  ads  ad  RobertDeNiro  familymovie  cinema  emcartaz  estreia  supercinema  sessaodecinema  filme  filmes  emguerracomovovo  poster  movieposter  Brasil  SetimaArte  filmesinesqueciveis
  • Olha o rabisco do  seltonmello a    que se garantiu em jornada dupla  ator diretor  Outra edi    o autografada da cole    o  o sens  vel  e delicioso   O Palha  o   2011   Benjamim e seu pai  Valdemar  formam a divertida dupla de palha  os Pangar   e Puro Sangue  Os dois trabalham em um circo mambembe  mas Benjamin decide abandonar a vida art  stica e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho                         cineminha  cine  bdcollector  edicaoautografada  bds  filmesinesqueciveis  Cinema  cinemanacional  Brasil  theclown  seltonmello  opalhaco  opalha  o  drama  comedia  bccollection  imagemfilmes  minhacolecao  meusfilmes  midiafisica
  •         Voltando   s edi    es autografadas da cole    o   Abismo Prateado   2011  de  karimainouz  e autografada por ele mesmo     Violeta   alessandranegrini     uma dentista de 40 anos  casada e com um filho  Um dia  recebe uma mensagem do seu marido dizendo que ele est   indo embora  Sem saber o que fazer  ela simplesmente perambula pelo Rio de Janeiro em busca de uma solu    o              1 2      chicobuarque  RJ  riodejaneiro  cinemanacional  karimainouz  edicaoautografada  drama  filmeraro  dvdcollection  dvdcollector  dvds  filmes  domingo  minhacolecao  meusfilnes  midiafisica  filmesinesqueciveis
  • Feliz Dia das M  es                  Boa Noite  Mam  e  Ich seh  Ich seh  2014   Ap  s ficar afastada alguns dias  por conta de cirurgias pl  sticas  a m  e de dois garotos g  meos volta para casa  Entretanto  seus filhos n  o acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua m  e  A partir da    nada mais ser   como antes                        diadasmaes  mamae  euteamo  love  domingo  midiafisica  dvds  bluray  cineminha  teladesucessos  filmesinesqueciveis  filminho  suspensepsicol  gico  suspense  FilmesdeTerror  filmesdesuspense  CineClassico  CinemaEmCasa
  •     Edi    o autografada  Temos  PARTE II  A leve e divertida semibiopic da mestra   AnaMariaBahiana  bakana72    uma del  cia                         Raro  eu desafio quem tenha na cole    o esse filme doce  que tamb  m    um dos destaques da minha cole    o                    anos70  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  Cinemaemcasa  romance  comediaromantica  pazeamor  filmesinesqueciveis  Brasil  teladesucessos  telaquente  udigrudi  musica  Rock  hippie  ditaduramilitar  love  comedia   peaceandlove  buenavista  Brazil  Brasil  GlobeDeOuro   goldenglobe
  •     Edi    o autografada  Temos   A sens  vel e divertida ode    arte de  allandeberton    uma obra sens  vel  arrebatadora e obrigat  rio                      pacarreteofilme    um filme lindo  vencedor de 8 Kikitos de Ouro no  festivaldecinemadegramado  agora    um dos destaques da minha cole    o                            Pacarrete  cinemacearense  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  sabado  filmesinesqueciveis  Brasil  festivaldegramado   bluray  festivaldevitoria  cinemaemcasa
  •              Dia de pesquisa  clubeboxbrasil  Que tal esse  realgdt  Anos 90 batendo pesado aqui   clubebox      filmesdemonstros  filmesdeterror  filmesdesuspense  Mimic  guillermodeltoro  mutacao  bdcollector  midiafisica  bdcollection  colecionismo  cinemaemcasa  teladesucessos  telaquente  Sessaodatarde
Facebook Twitter

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Crítica – Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In