• Último
  • Trending
  • Todos
Crítica: não importa quem ganhe em “Batman Vs. Superman”, todos perdemos

Crítica: não importa quem ganhe em “Batman Vs. Superman”, todos perdemos

8 de abril de 2016
“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

“Premonição 6” volta com os absurdos que fizeram valer a franquia

14 de maio de 2025
Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

Globo de Ouro anuncia a categoria de prêmio de “Melhor Podcast” para 2026

12 de maio de 2025
Conheça o Júri do 78º Festival de Cannes

Conheça o Júri do 78º Festival de Cannes

28 de abril de 2025
Diego Luna exalta a parceria com Tony Gilroy e fala sobre tom de revolução na segunda temporada de “Star Wars: Andor”

Diego Luna exalta a parceria com Tony Gilroy e fala sobre tom de revolução na segunda temporada de “Star Wars: Andor”

25 de abril de 2025
História de Superman é recontada em tom épico em “Homem de Aço” (2013)

História de Superman é recontada em tom épico em “Homem de Aço” (2013)

15 de abril de 2025
Obra nacional da Boca do Lixo, “Nova Onda” reestreia nos cinemas em cópia restaurada em 4K

Obra nacional da Boca do Lixo, “Nova Onda” reestreia nos cinemas em cópia restaurada em 4K

27 de março de 2025
“O Melhor Amigo” é uma divertida e vibrante comédia romântica musical

“O Melhor Amigo” é uma divertida e vibrante comédia romântica musical

11 de março de 2025
Brasil vence o Oscar de Filme Internacional por “Ainda Estou Aqui” em noite que consagra “Anora”

Brasil vence o Oscar de Filme Internacional por “Ainda Estou Aqui” em noite que consagra “Anora”

3 de março de 2025
A importância do Seguro Cinematográfico para produções audiovisuais

A importância do Seguro Cinematográfico para produções audiovisuais

28 de fevereiro de 2025
UCI Day Oscar: rede faz maratonas com filmes indicados com preços promocionais

UCI Day Oscar: rede faz maratonas com filmes indicados com preços promocionais

25 de fevereiro de 2025
Steven Soderbergh reconfigura o horror com “Presença”

Steven Soderbergh reconfigura o horror com “Presença”

18 de fevereiro de 2025
Divirta-se com a “Acompanhante Perfeita”

Divirta-se com a “Acompanhante Perfeita”

12 de fevereiro de 2025
sábado, maio 17, 2025
Clube Cinema
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Clube Cinema
Home Script
Crítica: não importa quem ganhe em “Batman Vs. Superman”, todos perdemos

Crítica: não importa quem ganhe em “Batman Vs. Superman”, todos perdemos

por Clube Cinema
8 de abril de 2016
em Script
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por George Pedrosa*

Em certo momento de Batman Vs. Superman – A Origem da Justiça (Batman v. Superman: Dawn of Justice, 2016), quando o pai adotivo de Clark Kent lhe conta uma história sobre como ele salvou a fazenda da família de uma inundação, somente para causar o afogamento dos cavalos de uma fazenda vizinha, fui tomado por uma epifania que me ajudou a entender o incômodo que senti desde o começo da projeção.

Não é que o filme seja ruim (e ele é terrível, mas minhas expectativas já estavam bem baixas). Nem que ele teve origem como uma sequência do Superman, mas não demonstra nada além de desprezo pelo personagem e por seu universo de coadjuvantes (O Homem de Aço já havia preparado esse terreno).

É que Batman Vs. Superman é um filme que odeia o próprio conceito de heroísmo, generosidade e altruísmo. É uma história cujo subtexto, expresso em letras garrafais em várias cenas, é que fazer o bem, colocar os interesses de outras pessoas acima do seu, é algo inerentemente danoso, que piora o mundo. É o tipo de filme que poderia ter sido produzido pelo próprio Lex Luthor, como uma tentativa de minar a credibilidade da Liga da Justiça.

E é a fundação que a Warner/DC escolheu para seu universo de filmes de super-heróis.

Uau.

É curioso como o universo DC no Cinema trilha um caminho parecido com o que aconteceu nos quadrinhos nos anos 90. Ao invés de investir em versões icônicas e coloridas dos personagens, como a Marvel, as escolhas da Warner remetem ao período grim and gritty, quando as críticas desconstrutivistas das obras seminais de Alan Moore e Frank Miller passaram a ser vistas como as únicas abordagens aceitáveis, inspirando uma legião de cópias de baixa qualidade.

Claro, super-heróis não estão acima de olhares críticos ou pessimistas. Pelo contrário, algumas das melhores histórias em quadrinhos partem do pressuposto de que super-heróis no mundo real seriam uma péssima ideia. Mas existem dois problemas fundamentais na aplicação dessa abordagem em BvS. O primeiro é que Zack Snyder e os roteiristas David Goyer e Chris Terrio não demonstram ter a densidade necessária para explorar as ramificações dessa premissa.

Em Watchmen, o desequilíbrio social e político provocado pela existência de super-heróis está amarrado a questões de poder e responsabilidade. Super-heróis que operam a serviço do governo abrem margem para que seus poderes sejam abusados por figuras de autoridade. Por outro lado, quando agem de forma autônoma, sem amarras institucionais, tornam-se superpotências por si mesmos, que não respondem a ninguém além da própria consciência. É uma clássica sinuca de bico que também é explorada em Cavaleiro das Trevas, com Batman e Superman como lados opostos dessa equação.

Os realizadores de BvS reduzem esse dilema a uma estranha e simplista filosofia que defende que tentar fazer o bem na verdade só piora a situação de todos¹. E não em termos paternalistas, intervencionistas, mas com algo tão elementar quanto resgatar uma pessoa de um edifício em chamas, o que é bastante desconcertante. As cenas do Superman salvando pessoas são dirigidas com um tom sinistro, arrepiante, seu caráter inspirador esvaziado de significado.

O segundo problema é que Watchmen e Cavaleiro das Trevas são histórias sobre finais, não inícios. O primeiro é a história que se propõe a levar os super-heróis à sua conclusão natural, funcionando como o crepúsculo de um gênero. E o segundo é, de modo bem literal, a última história do Batman, o desfecho de sua trajetória e de seus conflitos internos.

O filme BvS, por outro lado, se propõe a ser a base inicial de um universo de super-heróis. E já começa desmontando seus protagonistas, retratados como machos alfa babacas, irresponsáveis e amorais. Enquanto Batman é introduzido torturando um prisioneiro, Superman surge esmagando um terrorista para salvar sua esposa.

A imagem do Superman sentado em uma nuvem, calmo e seguro, foi a inspiração da HQ Grandes Astros: Superman de Grant Morrison, uma das melhores introduções ao personagem. A ideia é que um ser verdadeiramente indestrutível seria a epítome da tranquilidade, daquela charmosa confiança projetada por Christopher Reeve, que vestia o uniforme (com cueca por cima da calça) com uma dignidade inédita desde então, e que flutuava pelos céus com graciosidade, sorrindo para a audiência. Você confiaria sua vida nas mãos desse cara.

O Superman de Snyder é o oposto disso: ele é um motor de destruição que causa tremores por onde passa e não parece ter muito controle sobre suas habilidades. Este Superman faz ameaças, caretas de desprezo e age como um bully. Seu único momento para brilhar, num discurso perante o Senado americano, é frustrado por mais violência (envolvendo, bizarramente, um pote de mijo de Lex Luthor).

O casal Kent – que sempre representou tudo que a humanidade tem de melhor e que fornece a Clark seu senso moral – aparece no filme apenas para lhe aconselhar a não se importar com outras pessoas, para lhe dizer que ele “não deve nada” ao mundo.

É um assassinato de reputação completo: esse filme poderia muito bem se chamar Zack Snyder v. Superman.

Com um Superman tão odiável, a tendência natural seria torcer para o Batman, não fosse o personagem retratado como um psicopata violento que não tem disposição para diálogo, segue rigorosamente a doutrina do 1% de Dick Cheney e manda criminosos marcados por tortura para serem executados em prisões².

O tão esperado confronto entre os dois personagens tem toda a fisicalidade e peso emocional de uma briga de jardim de infância, sendo motivado mais por ego masculino do que qualquer outra coisa. No fim das contas, cabe à Mulher-Maravilha de Gal Gadot trazer algum resquício de heroísmo para o filme.³

Snyder, aparentemente, construiu essa sequência como uma resposta às críticas ao filme anterior, algo que levou a uma mudança de curso drástica. O Homem de Aço, com todos os seus problemas, ainda terminava com uma nota de esperança, posicionando Clark Kent em seu clássico status quo de repórter do Planeta Diário, com aventuras para viver e pessoas para salvar. Sim, ele deixou metade de Metrópolis ser destruída e não inspirou ninguém, mas o filme não parecia perceber isso.

No entanto, na tentativa de incorporar as críticas à destruição gratuita do confronto com Zod, Snyder fez um filme que só demonstra desprezo pelo personagem e por seu papel no mundo, e que jamais esquece ou perdoa a negligência que ele cometeu anos atrás – quando o correto seria que aquela negligência nunca tivesse ocorrido.

Tive muita sorte de ter tido as melhores apresentações possíveis para esses personagens durante a infância: os desenhos animados de Bruce Timm. Antes mesmo de virar um leitor de quadrinhos, foi através daquelas versões absolutamente icônicas que conheci esse mundo de cores fortes e verdades simples, mas essenciais: compaixão, bravura, honestidade.

É triste perceber que uma geração inteira vai ser apresentada a esses heróis através de versões cinematográficas odiosas e pouco marcantes, e embora eu quisesse muito dizer que os responsáveis pelo universo DC no Cinema podem aprender com os erros e introduzir uma Liga da Justiça digna, algo me diz que todas as lições erradas serão incorporadas no próximo filme.

Parece claro que Snyder e seus roteiristas só leram as grandes obras desconstrutivistas, mais conhecidas entre o grande público, mas não têm muita compreensão de suas bases originárias, dos clássicos infanto-juvenis que implantaram os personagens no imaginário popular. Como resultado, eles só conseguem entender essas obras em termos superficiais, apropriando-se de sua iconografia sem entender o subtexto que existe além das imagens e diálogos marcantes.

Em resumo, Batman Vs. Superman é apenas mais um capítulo de uma série de filmes sobre como Zack Snyder leu Watchmen e não entendeu nada.

Notas do autor:

¹Se isso não é claro o suficiente no filme, Zack Snyder fez questão de elucidar sua filosofia em uma entrevista de divulgação:

“Quando encontramos [o Superman], ele esteve lidando com o cotidiano de ser um super-herói, mas há uma mudança de paradigma ocorrendo, em que as consequências acidentais desses salvamentos começam a ocorrer.

Tipo, se você tenta tirar um gato de uma árvore, de repente você não pode tocar em nada ou os arboristas vão dizer, ‘ele danificou o caule das árvores quando tentou tirar o gato.’ Ou, ‘o gato não foi castrado, agora há milhares de gatos.’ Não tem mais como o Superman vencer.”

²Por que prisioneiros executariam outros colegas prisioneiros derrotados pelo seu inimigo? É uma das inúmeras perguntas que o filme deixa no ar.

³Mas não se engane: o único motivo dessa Mulher-Maravilha ter deixado uma impressão tão boa é que o filme não se aprofunda na personagem, deixando seu passado em nossa imaginação.

*George Pedrosa é jornalista, e membro da Associação de Cearense de Críticos de Cinema (ACECCINE).

Quer outra opinião sobre “Batman Vs. Superman”? Daniel Herculano também escreveu sobre o filme. Clique aqui e confira.

Tags: AquamanAventuraBatmanBatman Vs. SupermanBen AffleckChris TerrioChristopher NolanCríticaCyborgDavid GoyerDC ComicsEzra MillerFlashGal GadotGeorge PedrosaGraphic NovelHenry CavillHQHQsJason MomoaJesse EisenbergLex LuthorLiga da JustiçaMichael ShannonMulher MaravilhaQuadrinhosRay FischerscriptSuper-HeróiSupermanWarnerZack Snyder
Post Anterior

"X-Men: Apocalipse" divulga seus quatro cavaleiros do apocalipse

Próximo Post

"Especial Irmãos Coen" é destaque no Telecine Cult

Clube Cinema

Clube Cinema

Próximo Post
“Especial Irmãos Coen” é destaque no Telecine Cult

"Especial Irmãos Coen" é destaque no Telecine Cult

10 comédias quase românticas para ver e rever no Netflix

10 comédias quase românticas para ver e rever no Netflix

“No Coração do Mar” redefine a experiência 3D em alta definição

"No Coração do Mar" redefine a experiência 3D em alta definição

  •      A reuni  o t  o esperada est   mais pr  xima do que nunca  HBO Max divulga novo trailer e p  ster de FRIENDS  THE REUNION     O especial estar   dispon  vel no Brasil  Am  rica Latina e Caribe - exclusivamente na HBO Max - no lan  amento da plataforma  em junho    Ap  s anos de in  meros pedidos de f  s do mundo todo  as estrelas da s  rie Jennifer Aniston  Courteney Cox  Lisa Kudrow  Matt LeBlanc  Matthew Perry e David Schwimmer voltam ao Stage 24  cen  rio original da ic  nica com  dia nos est  dio Warner Bros   para uma celebra    o inesquec  vel    FRIENDS  THE REUNION trar   diversos convidados especiais como David Beckham  Justin Bieber  BTS  James Corden  Cindy Crawford  Cara Delevinge  Lady Gaga  Elliott Gould  Kit Harington  Larry Hankin  Mindy Kaling  Thomas Lennon  Christina Pickles  Tom Selleck  James Michael Tyler  Maggie Wheeler  Reese Witherspoon e Malala Yousafzai    Todos os epis  dios e temporadas completas de FRIENDS tamb  m estar  o dispon  veis na HBO Max no seu lan  amento  no pr  ximo m  s    Ben Winston dirigiu o especial junto com os produtores executivos de  Friends  Kevin Bright  Marta Kauffman e David Crane  O especial    da Warner Bros  Unscripted Television em associa    o com Warner Horizon  Fulwell 73 Productions e Bright   Kauffman   Crane Productions  Aniston  Cox  Kudrow  LeBlanc  Perry e Schwimmer foram os produtores executivos do especial e Emma Conway  James Longman e Stacey Thomas-Muir os co-produtores executivos     friends  friendsthereunion  hbo  hboMax  tvseries  sitcom  JenniferAniston  CourteneyCox  LisaKudrow  MattLeBlanc  MatthewPerry  DavidSchwimmer  thereunion  Justinbieber  ladygaga  davidbeckham
  •          Em Guerra com o Vov    The War with Grandpa  2021    EM CARTAZ NOS CINEMAS   Estrelado por Robert De Niro  EM GUERRA COM O VOV      uma com  dia feita para divertir toda a fam  lia  No filme  Peter  Oakes Fegley  e seu av   Ed  Robert De Niro  costumavam ter uma boa rela    o  mas quando o av   se muda para a casa da fam  lia  Peter    for  ado a deixar seu quarto e a dormir no s  t  o  Determinado em conseguir seu espa  o de volta  o garoto planeja uma s  rie de armadilhas para expulsar o av    mas Ed n  o quer se render e em pouco tempo eles declaram uma guerra  Preparados           Cineminha  com  dia  ads  ad  RobertDeNiro  familymovie  cinema  emcartaz  estreia  supercinema  sessaodecinema  filme  filmes  emguerracomovovo  poster  movieposter  Brasil  SetimaArte  filmesinesqueciveis
  • Olha o rabisco do  seltonmello a    que se garantiu em jornada dupla  ator diretor  Outra edi    o autografada da cole    o  o sens  vel  e delicioso   O Palha  o   2011   Benjamim e seu pai  Valdemar  formam a divertida dupla de palha  os Pangar   e Puro Sangue  Os dois trabalham em um circo mambembe  mas Benjamin decide abandonar a vida art  stica e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho                         cineminha  cine  bdcollector  edicaoautografada  bds  filmesinesqueciveis  Cinema  cinemanacional  Brasil  theclown  seltonmello  opalhaco  opalha  o  drama  comedia  bccollection  imagemfilmes  minhacolecao  meusfilmes  midiafisica
  •         Voltando   s edi    es autografadas da cole    o   Abismo Prateado   2011  de  karimainouz  e autografada por ele mesmo     Violeta   alessandranegrini     uma dentista de 40 anos  casada e com um filho  Um dia  recebe uma mensagem do seu marido dizendo que ele est   indo embora  Sem saber o que fazer  ela simplesmente perambula pelo Rio de Janeiro em busca de uma solu    o              1 2      chicobuarque  RJ  riodejaneiro  cinemanacional  karimainouz  edicaoautografada  drama  filmeraro  dvdcollection  dvdcollector  dvds  filmes  domingo  minhacolecao  meusfilnes  midiafisica  filmesinesqueciveis
  • Feliz Dia das M  es                  Boa Noite  Mam  e  Ich seh  Ich seh  2014   Ap  s ficar afastada alguns dias  por conta de cirurgias pl  sticas  a m  e de dois garotos g  meos volta para casa  Entretanto  seus filhos n  o acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua m  e  A partir da    nada mais ser   como antes                        diadasmaes  mamae  euteamo  love  domingo  midiafisica  dvds  bluray  cineminha  teladesucessos  filmesinesqueciveis  filminho  suspensepsicol  gico  suspense  FilmesdeTerror  filmesdesuspense  CineClassico  CinemaEmCasa
  •     Edi    o autografada  Temos  PARTE II  A leve e divertida semibiopic da mestra   AnaMariaBahiana  bakana72    uma del  cia                         Raro  eu desafio quem tenha na cole    o esse filme doce  que tamb  m    um dos destaques da minha cole    o                    anos70  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  Cinemaemcasa  romance  comediaromantica  pazeamor  filmesinesqueciveis  Brasil  teladesucessos  telaquente  udigrudi  musica  Rock  hippie  ditaduramilitar  love  comedia   peaceandlove  buenavista  Brazil  Brasil  GlobeDeOuro   goldenglobe
  •     Edi    o autografada  Temos   A sens  vel e divertida ode    arte de  allandeberton    uma obra sens  vel  arrebatadora e obrigat  rio                      pacarreteofilme    um filme lindo  vencedor de 8 Kikitos de Ouro no  festivaldecinemadegramado  agora    um dos destaques da minha cole    o                            Pacarrete  cinemacearense  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  sabado  filmesinesqueciveis  Brasil  festivaldegramado   bluray  festivaldevitoria  cinemaemcasa
  •              Dia de pesquisa  clubeboxbrasil  Que tal esse  realgdt  Anos 90 batendo pesado aqui   clubebox      filmesdemonstros  filmesdeterror  filmesdesuspense  Mimic  guillermodeltoro  mutacao  bdcollector  midiafisica  bdcollection  colecionismo  cinemaemcasa  teladesucessos  telaquente  Sessaodatarde
Facebook Twitter

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar – Globo de Ouro
  • Romance

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In