• Último
  • Trending
  • Todos
Crítica: Obra sensível, “Deserto Particular” abraça a quebra de padrões para as descobertas da vida

Crítica: Obra sensível, “Deserto Particular” abraça a quebra de padrões para as descobertas da vida

14 de dezembro de 2021
Festival 8 ½: Festa do Cinema Italiano volta a Fortaleza

Festival 8 ½: Festa do Cinema Italiano volta a Fortaleza

4 de agosto de 2022
Documentário “Quem Tem Medo?” está em cartaz nos cinemas

Documentário “Quem Tem Medo?” está em cartaz nos cinemas

4 de agosto de 2022
Primeira imagem do novo filme de Darren Aronofsky choca com Brendan Fraser e seus mais de 200 kilos; Distribuição no Brasil será da Califórnia

Primeira imagem do novo filme de Darren Aronofsky choca com Brendan Fraser e seus mais de 200 kilos; Distribuição no Brasil será da Califórnia

27 de julho de 2022
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro abre votação popular para Melhor Filme

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro abre votação popular para Melhor Filme

26 de julho de 2022
Crítica: “Um Herói” acerta em colocar a honra como objeto e não como elemento

Crítica: “Um Herói” acerta em colocar a honra como objeto e não como elemento

26 de julho de 2022
29º Festival de Cinema de Vitória anuncia selecionados

29º Festival de Cinema de Vitória anuncia selecionados

25 de julho de 2022
Com censura 18 anos, “X – A Marca da Morte” estreia no Brasil dia 11 de agosto via PlayArte

Com censura 18 anos, “X – A Marca da Morte” estreia no Brasil dia 11 de agosto via PlayArte

23 de julho de 2022
Comissão brasileira de Seleção do Oscar é anunciada, com 25 membros titulares

Comissão brasileira de Seleção do Oscar é anunciada, com 25 membros titulares

22 de julho de 2022
Assista “Mimo: O Milagre de Milagres” em pré-estreia exclusiva e gratuita no Cine Shopping Benfica neste domingo (24)

Assista “Mimo: O Milagre de Milagres” em pré-estreia exclusiva e gratuita no Cine Shopping Benfica neste domingo (24)

20 de julho de 2022
“K-19: The Widowmaker” completa 20 anos e puxa a lista dos 11 melhores filmes de submarino

“K-19: The Widowmaker” completa 20 anos e puxa a lista dos 11 melhores filmes de submarino

18 de julho de 2022
Francis Ford Coppola redescoberto em coleção inédita em DVD no Brasil

Francis Ford Coppola redescoberto em coleção inédita em DVD no Brasil

11 de julho de 2022
“Prova Final” tem lançamento com nova master e acabamento de luxo

“Prova Final” tem lançamento com nova master e acabamento de luxo

7 de julho de 2022
segunda-feira, agosto 8, 2022
Clube Cinema
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar
  • Romance
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Clube Cinema
Home Script
Crítica: Obra sensível, “Deserto Particular” abraça a quebra de padrões para as descobertas da vida

Crítica: Obra sensível, “Deserto Particular” abraça a quebra de padrões para as descobertas da vida

por Daniel Victor
14 de dezembro de 2021
em Script
0 0
0
Share on FacebookShare on Twitter

Deserto Particular (2021) de Aly Muritiba

A categoria de melhor Oscar internacional tem sido uma das mais disputadas desde as mudanças que a Academia tomou para melhorar sua credibilidade e diversidade da premiação. O Brasil sempre foi um forte pólo produtor de Cinema para o mundo, mas desde Central do Brasil (1998) não consegue chegar entre os finalistas da Academia de Hollywood. Para piorar, desde o governo golpista ter assumido o poder, e o seguinte e atual sabotar toda nossa cadeia Audiovisual, é quase que contraditório a ideologia imposta do nosso “governo” tenha deixado passar justamente Deserto Particular como representante brasileiro para a disputa no Oscar 2022. Sim, pois temos aqui uma obra que preza tanto pelo o amor, pela diversidade, e abraça uma quebra de padrões para as descobertas da vida.

O talento do realizador Aly Muritiba é incontestável. Dono de extenso e vencedor currículo, como o prêmio de melhor filme no Festival de Toronto e da audiência no Festim, por A Fábrica (2011); Kikito de Ouro de melhor diretor e roteiro por Jesus Kid (2021); melhor filme em Gramado por Ferrugem (2018), filme que também foi indicado como melhor filme nos festivais de San Debastían, no Havana Film Festival, e em Sundance (Cinema Mundial – Drama); Indicação ao Prêmio Descoberta em Cannes por Pátio (2013), entre outros.

Em Deserto Particular (vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Veneza) estamos diante mais uma vez de uma grande e sensível obra. Pois, além de evidenciar a política e a diversidade do nosso país, o realizador escolhe contar sua história na perspectiva do amor ao invés de conflitos mais diretos. E por duas óticas distintas. Bem, irei parar por aqui. Pois comentar certos pontos do longa, fundamentais para a trama, pode vir a atrapalhar a experiência do leitor/público.

Conhecemos Daniel (Antonio Saboia, de Bacurau), um policial, que devido a um incidente violento grave, colocou toda sua carreira em risco. Ele cuida do seu pai, um ex-militar com problemas de memória, e não se dá bem com sua irmã mais nova. A única coisa que preenche sua mente e dá esperança no momento em que vive é Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente. Mesmo assumindo o risco de colocar tudo a perder, nosso protagonista viaja de carro de Curitiba ao interior da Bahia com o intuito de encontrar sua amada. E esse encontro irá mudar o destino dos dois.

Daniel é aparentemente a figura masculina “padrão”. A escolha de ser um policial e ter um pai que era militar e não se dar bem com a irmã, principalmente quando ela diz está namorando uma garota, o que lhe causa desdém, é a maneira que diretor estabelece a famoso “cidadão de bem”, tanto deseja por parte da população do nosso país. Mas, aos poucos, vemos que o protagonista tem um bom coração. Visitar ao recruta que ele machucou, onde Daniel tem uma mão engessada (signo que além de nos mostrar a gravidade do incidente, será utilizado mais na frente na trama como ponto de libertação). E principalmente deixar tudo para trás, em busca de seu amor, demonstra um personagem que mesmo aparentando ser bruto, no íntimo anseia por mudanças.

Roteiro escrito por Muritiba e Henrique dos Santos o longa é clássico dito popular: “O caminho é mais importante que o destino’. Inicialmente o diretor usa mais planos estáticos e primeiro planos de Daniel mostrando sua psique mais introspectiva. Quando começamos a viagem, planos mais abertos diante e leve movimentos de câmera, geralmente em panorâmica, demonstram ao mesmo tempo confusão com o desejo pela mudança interna.

Mas alguns elementos técnicos/artísticos devem ser destacados. A fotografia de Luiz Armando Arteaga, consegue transitar brilhantemente entre o frio de Curitiba e a sensação de calor do interior da Bahia. Além de banhar sempre com a cor verde, qualquer relação a Sara, seja da cor do Whatsapp, que Daniel conversa com ela ou ambientes de quartos e boates. A edição de Patricia Saramago utiliza cortes rápidos, transitando sempre para a ação seguinte. E a trilha sonora de Felipe Ayres, além de criar uma sensação introspectiva de solidão e utilizar violinos, utiliza muito violão, o que remete ao mestre argentino Gustavo Santaolalla.

Ao chegar no interior onde Sara vive, para encontra-la, Daniel espalha cartazes pela pequena cidade com a foto da moça. Ao encontrar finalmente a personagem, ela foge, e o espectador sabe o motivo. Uma nova perspectiva nasce na trama, que estabelece novos caminhos narrativos.

Não é como se o filme recomeçasse, mas agora passamos a seguir Sara (que é tão protagonista da história quanto Daniel). A personagem traz novas perspectivas para a trama e a mensagem de Muritiba fica mais clara: as descobertas, quebra de padrões e o amor, que parece estar embaixo d´agua, adormecido, como uma cidade submersa apontada na narrativa.

Sara é o oposto de Daniel, mas com um desejo em comum: largar tudo e sair de onde vive, por mais que sua motivação não seja a mesma. Temas como diversidade, religião e conservadorismo envolvem nossa protagonista, que apenas têm seu amigo vivido pelo ator Thomas Aquino (o “Pacote” de Bacurau), como ajuda para seus conflitos.

Daniel e Sara se reencontram em uma boate, e dançam em uma linda cena com “Total Eclipse of the Heart” tocando ao fundo. Apesar de muito desejo e amor intenso, é previsível para o espectador quando ele e ela realmente estabelecem o contato. Mas o diretor está constantemente subvertendo padrões através das descobertas da vida. Daniel tem uma visão engessada da vida, literalmente a quebra. O que faz o personagem enxergar o mundo de outra forma.

Já Sara, descobre, que assim como Daniel, não existem de fato amarras (o que podemos evidenciar na figura da avó e da igreja em que frequenta). Ela tem o direito de ser feliz aonde quiser. Ambos os protagonistas enfrentam seus desertos particulares, mas ao sair deles, eles saem transformados.

O único “defeito”, que encontro do longa, é justamente no incidente que envolve Daniel. Mesmo que não se faça parte da mensagem de Muritiba, tal ato tem proporções graves, chegando inclusive ao conhecimento de Sara. O que me faz perguntar: Ninguém procurou Daniel esse tempo todo? E qual será seu destino no final disso tudo? Ou melhor: Será que isso importa?

Deserto Particular é daqueles longas que constantemente desconstroem padrões, para construir novas percepções. Aly Muritiba mais uma vez mostra seu talento em construir uma narrativa poderosa e que faz o espectador refletir sobre sua obra e amor. Agora é torcer para que o filme consiga chegar entre os cinco candidatos finais ao Oscar de Melhor Longa Internacional. Pois motivos artísticos para ser um dos finalistas, a película tem de sobra.

Tags: Aly MuritibaAntonio SaboiaCríticaDeserto ParticularOscarOscar de Filme InternacionalPedro FasanaroThomas AquinoTotal Eclipse of the Heart
Post Anterior

Festival NOIA do Audiovisual Universitário divulga vencedores da edição especial de 20 anos

Próximo Post

Crítica: "Homem-Aranha - Sem Volta Para Casa" ou uma montanha-russa de 'fan service' para a construção de uma nova versão do herói

Daniel Victor

Daniel Victor

Bacharel em Cinema e Crítico de Cinema. Apaixonado pela sétima arte e pelo poder da crítica em expandir o impacto da arte em nós https://letterboxd.com/DanisVictor

Próximo Post
Crítica: “Homem-Aranha – Sem Volta Para Casa” ou uma montanha-russa de ‘fan service’ para a construção de uma nova versão do herói

Crítica: "Homem-Aranha - Sem Volta Para Casa" ou uma montanha-russa de 'fan service' para a construção de uma nova versão do herói

Crítica: multi-gênero, “Matrix Ressurections” arrisca e acerta ao revisitar, reverenciar e auto referenciar sua saga

Crítica: multi-gênero, "Matrix Ressurections" arrisca e acerta ao revisitar, reverenciar e auto referenciar sua saga

Crítica: “Cora” (2021) poderia ir mais longe ao propor o debate sobre a memória futura e traumatizada da contemporaneidade brasileira

Crítica: "Cora" (2021) poderia ir mais longe ao propor o debate sobre a memória futura e traumatizada da contemporaneidade brasileira

  •      A reuni  o t  o esperada est   mais pr  xima do que nunca  HBO Max divulga novo trailer e p  ster de FRIENDS  THE REUNION     O especial estar   dispon  vel no Brasil  Am  rica Latina e Caribe - exclusivamente na HBO Max - no lan  amento da plataforma  em junho    Ap  s anos de in  meros pedidos de f  s do mundo todo  as estrelas da s  rie Jennifer Aniston  Courteney Cox  Lisa Kudrow  Matt LeBlanc  Matthew Perry e David Schwimmer voltam ao Stage 24  cen  rio original da ic  nica com  dia nos est  dio Warner Bros   para uma celebra    o inesquec  vel    FRIENDS  THE REUNION trar   diversos convidados especiais como David Beckham  Justin Bieber  BTS  James Corden  Cindy Crawford  Cara Delevinge  Lady Gaga  Elliott Gould  Kit Harington  Larry Hankin  Mindy Kaling  Thomas Lennon  Christina Pickles  Tom Selleck  James Michael Tyler  Maggie Wheeler  Reese Witherspoon e Malala Yousafzai    Todos os epis  dios e temporadas completas de FRIENDS tamb  m estar  o dispon  veis na HBO Max no seu lan  amento  no pr  ximo m  s    Ben Winston dirigiu o especial junto com os produtores executivos de  Friends  Kevin Bright  Marta Kauffman e David Crane  O especial    da Warner Bros  Unscripted Television em associa    o com Warner Horizon  Fulwell 73 Productions e Bright   Kauffman   Crane Productions  Aniston  Cox  Kudrow  LeBlanc  Perry e Schwimmer foram os produtores executivos do especial e Emma Conway  James Longman e Stacey Thomas-Muir os co-produtores executivos     friends  friendsthereunion  hbo  hboMax  tvseries  sitcom  JenniferAniston  CourteneyCox  LisaKudrow  MattLeBlanc  MatthewPerry  DavidSchwimmer  thereunion  Justinbieber  ladygaga  davidbeckham
  •          Em Guerra com o Vov    The War with Grandpa  2021    EM CARTAZ NOS CINEMAS   Estrelado por Robert De Niro  EM GUERRA COM O VOV      uma com  dia feita para divertir toda a fam  lia  No filme  Peter  Oakes Fegley  e seu av   Ed  Robert De Niro  costumavam ter uma boa rela    o  mas quando o av   se muda para a casa da fam  lia  Peter    for  ado a deixar seu quarto e a dormir no s  t  o  Determinado em conseguir seu espa  o de volta  o garoto planeja uma s  rie de armadilhas para expulsar o av    mas Ed n  o quer se render e em pouco tempo eles declaram uma guerra  Preparados           Cineminha  com  dia  ads  ad  RobertDeNiro  familymovie  cinema  emcartaz  estreia  supercinema  sessaodecinema  filme  filmes  emguerracomovovo  poster  movieposter  Brasil  SetimaArte  filmesinesqueciveis
  • Olha o rabisco do  seltonmello a    que se garantiu em jornada dupla  ator diretor  Outra edi    o autografada da cole    o  o sens  vel  e delicioso   O Palha  o   2011   Benjamim e seu pai  Valdemar  formam a divertida dupla de palha  os Pangar   e Puro Sangue  Os dois trabalham em um circo mambembe  mas Benjamin decide abandonar a vida art  stica e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho                         cineminha  cine  bdcollector  edicaoautografada  bds  filmesinesqueciveis  Cinema  cinemanacional  Brasil  theclown  seltonmello  opalhaco  opalha  o  drama  comedia  bccollection  imagemfilmes  minhacolecao  meusfilmes  midiafisica
  •         Voltando   s edi    es autografadas da cole    o   Abismo Prateado   2011  de  karimainouz  e autografada por ele mesmo     Violeta   alessandranegrini     uma dentista de 40 anos  casada e com um filho  Um dia  recebe uma mensagem do seu marido dizendo que ele est   indo embora  Sem saber o que fazer  ela simplesmente perambula pelo Rio de Janeiro em busca de uma solu    o              1 2      chicobuarque  RJ  riodejaneiro  cinemanacional  karimainouz  edicaoautografada  drama  filmeraro  dvdcollection  dvdcollector  dvds  filmes  domingo  minhacolecao  meusfilnes  midiafisica  filmesinesqueciveis
  • Feliz Dia das M  es                  Boa Noite  Mam  e  Ich seh  Ich seh  2014   Ap  s ficar afastada alguns dias  por conta de cirurgias pl  sticas  a m  e de dois garotos g  meos volta para casa  Entretanto  seus filhos n  o acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua m  e  A partir da    nada mais ser   como antes                        diadasmaes  mamae  euteamo  love  domingo  midiafisica  dvds  bluray  cineminha  teladesucessos  filmesinesqueciveis  filminho  suspensepsicol  gico  suspense  FilmesdeTerror  filmesdesuspense  CineClassico  CinemaEmCasa
  •     Edi    o autografada  Temos  PARTE II  A leve e divertida semibiopic da mestra   AnaMariaBahiana  bakana72    uma del  cia                         Raro  eu desafio quem tenha na cole    o esse filme doce  que tamb  m    um dos destaques da minha cole    o                    anos70  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  Cinemaemcasa  romance  comediaromantica  pazeamor  filmesinesqueciveis  Brasil  teladesucessos  telaquente  udigrudi  musica  Rock  hippie  ditaduramilitar  love  comedia   peaceandlove  buenavista  Brazil  Brasil  GlobeDeOuro   goldenglobe
  •     Edi    o autografada  Temos   A sens  vel e divertida ode    arte de  allandeberton    uma obra sens  vel  arrebatadora e obrigat  rio                      pacarreteofilme    um filme lindo  vencedor de 8 Kikitos de Ouro no  festivaldecinemadegramado  agora    um dos destaques da minha cole    o                            Pacarrete  cinemacearense  cinemanacional  cineminha  filminho  Cinema  sabado  filmesinesqueciveis  Brasil  festivaldegramado   bluray  festivaldevitoria  cinemaemcasa
  •              Dia de pesquisa  clubeboxbrasil  Que tal esse  realgdt  Anos 90 batendo pesado aqui   clubebox      filmesdemonstros  filmesdeterror  filmesdesuspense  Mimic  guillermodeltoro  mutacao  bdcollector  midiafisica  bdcollection  colecionismo  cinemaemcasa  teladesucessos  telaquente  Sessaodatarde
Facebook Twitter

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Home
  • Script
  • Aventura
  • Comédia
  • Documentário
  • Drama
  • Ficção-Científica
  • Oscar
  • Romance

© 2017 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In