Segundo dados da Betalabs, a maior plataforma de e-commerce de clubes de assinatura do Brasil, o segmento cresceu 32% no Brasil, no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. Incluindo uma média de 350 novos negócios criados apenas nos três primeiros meses do ano, com crescimento de 15% no faturamento total. Lá em 2020 já houve um aumento de 60% neste modelo de negócio e faturamento, com uma média de 600 novos assinantes todos os dias. Ainda sobre os novos clubes, o setor que teve maior investimento dos empreendedores foi o de livros, com 27%.
E aí entra o que chamamos de nicho do nicho específico do Clube Box, o primeiro clube de assinatura de Cinema e Literatura do Brasil.
Situado em Fortaleza (CE), e portanto fora do eixo dos 10 estados com mais clubes do Brasil – 32% dos novos clubes estão em São Paulo; 12% no Rio de Janeiro; Na sequência, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, com 9% cada; Santa Catarina (5%), Distrito Federal (4%), Pernambuco (3%), Bahia (2%) e Goiás (1%) – o Clube Box surgiu em junho de 2016 com a ideia de atender aos cinéfilos.
No kit sempre vai um filme em mídia física (DVD, e desde 2020, Blu-ray também, caso o assinante queira contratar a mídia em alta definição), um livro (ou HQ/Graphic Novel), mas sempre com referências do Cinema, seja uma adaptação cinematográfica, livro de bastidores e curiosidades da Sétima Arte, uma camiseta exclusiva (estampa somente para assinantes, você não encontra por aí nossas criações), além de itens complementares como colecionáveis, pôsteres, placas de carros de Cinema, cartões de visita e réplicas de itens dos filmes. Em 2021, o clube lançou uma versão para aqueles que não desejam receber o filme em mídia física, o Clube Books, com um desconto na assinatura.
O que todos esses números de 2020 a 2021 apontam é que, durante a pandemia, o serviço clube de assinatura foi um dos mais procurados pelos brasileiros. Com muitos trabalhando em sistema de home office, receber surpresas mensais na porta da sua casa era mais que uma facilidade, era um ato de presentear a si mesmo.
Nesse período mais complicado de pandemia, as pessoas deixaram de viajar, de comprar carro ou fazer pequenos prazeres como sair para jantar e ir a um festival de música, para se abastecer de cultura em casa. Recebemos o feedback de muitos assinantes agradecendo pelo fato do Clube Box ser um alento a cada mês em tempos tão difíceis. E o resultado é que nessa época aumentamos em média 25% a nossa operação.
Em cinco anos e meio já criamos 66 edições mensais, além de outras cinco edições especiais, com mais de 12 mil caixas enviadas por todo o Brasil, além de outras postadas para o México, EUA, Suíça, Dinamarca, Portugal, Canadá, Colômbia e Inglaterra. Hoje trabalhamos com algo entre 200 e 250 assinantes, entre planos ativos e caixas avulsas/mês. Não há uma larga escala de produção, por isso tratamos o nosso produto como limitado e exclusivo, com um tratamento de proximidade para com os assinantes.
O trabalho é árduo e contínuo, num eterno aprender no empreender, mas proporcionar essa experiência completa ao nosso cliente, não tem preço.
Como o Clube Box é um clube feito de cinéfilo para cinéfilos, abaixo segue a lista dos filmes enviados em mídia física aos assinantes, das edições 1 até a 65 (dezembro/2021):