É oficial! O Globo de Ouro confirma a adição de uma nova categoria à sua lista de premiações, reconhecendo oficialmente o Melhor Podcast do Ano. Esta categoria anual recém-criada, que estreará como parte do 83º evento anual no domingo, 11 de janeiro de 2026, marca uma inclusão histórica para o Globo de Ouro ao homenagear os talentos extraordinários e diversos do podcasting. O meio de comunicação experimentou um crescimento sísmico, e a Luminate, empresa líder em dados e insights do entretenimento, espera que a audiência global de podcasts de áudio e vídeo ultrapasse 600 milhões em 2026.
Após um programa de imenso sucesso em 2025, apresentado pela comediante Nikki Glaser, a inclusão do podcasting demonstra o compromisso inabalável do Globo de Ouro em oferecer uma plataforma para todo o espectro do entretenimento, ao mesmo tempo em que reflete o público atual e o comportamento de consumo em todo o mundo.
“À medida que o mundo do entretenimento continua a evoluir, estamos entusiasmados em reconhecer novas formas de contar histórias”, disse Helen Hoehne, presidente do Globo de Ouro. “Os podcasts surgiram como um meio profundo para compartilhar narrativas e construir comunidades através de fronteiras e gerações globais. Ao celebrar conquistas em podcasts de áudio e vídeo, buscamos honrar nossas categorias de legado, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para que novas vozes e formatos sejam ouvidos.”
A categoria de podcast recém-adicionada marca mais um passo progressivo do Globo de Ouro para se adaptar às tendências contemporâneas do entretenimento e aos interesses do público. A 83ª edição do Globo de Ouro homenageará podcasts que causaram um impacto significativo no último ano, celebrando a criatividade e a influência dos criadores.
Os 25 melhores podcasts se qualificarão para o prêmio, com um total de 6 indicações finais para a categoria. Os critérios de elegibilidade abrangentes e detalhes adicionais sobre o Melhor Podcast serão anunciados nas próximas semanas.
Globo de Ouro
Como uma premiação de entretenimento de primeira linha desde 1944, o Globo de Ouro anual homenageia conquistas na televisão e no cinema. Nas últimas três décadas, o Globo de Ouro possibilitou doações de mais de US$ 55 milhões para instituições de caridade relacionadas ao entretenimento, incluindo programas de bolsas de estudo, projetos de restauração de filmes e iniciativas humanitárias.
Esse financiamento também apoiou diversos programas em parceria com grupos de defesa que visam promover maior acesso em Hollywood para comunidades carentes. A Dick Clark Productions é a proprietária e produtora do Globo de Ouro. Para mais informações sobre o Globo de Ouro, visite GoldenGlobes.com e siga-nos no X, Instagram, Facebook, Threads e TikTok.